POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E RELEVÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA.

Bruno Borges Carmo

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo evidenciar as possibilidades, os desafios e a relevância da gestão democrática- participativa nas políticas públicas educacionais, considerando que este processo insere-se numa proposta de autonomia e participação que deve ter como principal ferramenta um Projeto Político Pedagógico construído pela gestão em parceria com a comunidade escolar, no qual se expressem os anseios de alunos, da família e dos profissionais ali participantes e atuantes, busca incentivar estratégias para a melhoria da qualidade da educação. Trata-se de um tema recorrente no meio escolar que precisa ser debatido e compreendido. Os objetivos específicos deste trabalho são: analisar os elementos da gestão democrática e participativa; destacar o papel do gestor no contexto e identificar os desafios e as possibilidades da gestão democrática no âmbito da escola pública. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa eletrônica por através dos artigos científicos pertinentes ao assunto, baseada principalmente nos teóricos: LIBÂNEO (2004), PARO (2016), HELOÍSA LÜCK (2009), HORA (2006), além da Constituição Federal de 1988 e a Lei 9394/96 (LDB).  Espera-se com este trabalho e estudo, contribuir para futuras pesquisas em torno desta temática.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Rosmeiri Trombini. O gestor escolar. Programa de Desenvolvimento Educacional –PDE. Caderno Temático: Gestão Escolar. Maringá/PR, 2008.

BRASIL, Constituição (1988). VadeMecum acadêmico de direito. 20. ed. São Paulo: Ridell, 2015.

BRASIL, Lei nº 8.069, de 13 de jul.de 1990. VadeMecum acadêmico de direito. 20. ed. São Paulo: Ridell, 2015.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96. Disponível em:Acesso em: 12 set.2017.

HORA, Dinair Leal da, Ecos – Revista Científica, São Paulo. V. 8, n. I, p. 65-87, jan/jun.2006.

LIBÂNEO, José Carlos, Organização e Gestão da Escola - Teoria e Prática, 5ª. ed.; São Paulo: Editora Alternativa, 2004.

LÜCK, Heloísa, Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências, Curitiba: Editora Positivo, 2009.

PARO, Victor Henrique, GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA.4ª. ed. rev. atual.; São Paulo: Cortez Editora, 2016.

GADOTTI, Moacir e ROMÃO, José E. Autonomia da Escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, (Guia da escola cidadã; v.1), 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: