A MORTE ASSISTIDA E SUAS RAZÕES

Nathália Vieira, Brenon Adriano Balthar, Marlene Diniz, Marlene Soares Freire Germano, Debora Pinto da Silva

Resumo


Este artigo aborda o tema da Morte Assistida, tradicionalmente conhecida como suicídio assistido. O objetivo é realizar um estudo sobre a morte assistida, conceituando esse instituto e abordando as justificativas que levam as pessoas a optarem por essa prática. Esse assunto tem sido tema de muitos debates na sociedade, haja vista as pessoas optarem por esse ato com o único propósito de ter uma morte digna e pôr fim ao sofrimento de uma dor insuportável, que afeta a própria vida e a de seus familiares. O grande atrativo pelo tema surge das grandes discussões em sociedade, sendo um conjunto de questões debatidas em vários níveis. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico, realizada a partir de fontes legais e doutrinárias, artigos científicos da internet, legislação brasileira e estudo de caso, com referencial teórico embasado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da autonomia da vontade. Conclui-se que a maior parte dos pacientes não possui o desejo de morrer, esse afã advém das intensas dores e excessivos tratamentos em consequência do desenvolvimento de uma doença. Dessa forma, existem vários fatores que contribuem para a decisão de se submeterem à morte assistida, conforme se verá neste trabalho. 

 

Palavras-Chave: Morte Assistida. Doença terminal. Sofrimento. Autonomia.

 


Texto completo:

PDF PDF

Referências


BARCELLOS, Carlos Alberto Kastein; Direito Sanitário: diretivas antecipadas de vontade sob o enfoque dos direitos fundamentais. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

BARROSO, Luis Roberto; MARTEL, Letícia de Campos Velho. A morte como ela é: dignidade e autonomia individual no final da vida. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

Cientista David Goodall, de 104 anos, morre na Suíça após suicídio assistido. G1, 10 mai. 2018. Disponível em: . Acesso em: 28 set 2018.

GOUVEIA, Lene Revoredo. Diretivas antecipadas da vontade Diretivas Antecipadas de Vontade- Testamento Vital: Aplicação do Fundamento Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana. Revista eletrônica da Faculdade de Franca, 2017. Disponível em: . Acesso em: 17 set 18.

HERRERA PATROCÍNIO, André. Suicídio Assistido no Direito Brasileiro. JusBrasil, 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 set 18.

KOVÁCS, Maria Júlia; ESSLINGER, Ingrid. Dilemas éticos. São Paulo: Loyola, 2008.

Médica que anunciou 'morte assistida' no Facebook busca sentido para vida na pesquisa de síndrome. G1, 30 mar. 2018. Disponível em: . Acesso em: 28 set 2018.

ROSENVALD, Nelson. Dignidade humana e boa-fé no Código Civil. São Paulo: Saraiva, 2007.

SÁ, Maria de Fátima Freire; DADALTO, Luciana. Direito e Medicina, A morte digna nos tribunais. Belo Horizonte: Foco, 2018.

SÁ, Maria de Fatima Freire; MOUREIRA, Diogo Luna. Autonomia para morrer. Belo Horizonte: Del Rey, 2012.

SALDANHA, Rodrigo Róger. Testamento Vital, Aspectos controversos e autonomia do enfermo. Curitiba: Jurúa, 2017.

SANTOS, Sandra Cristina Patricio. Eutanásia e o suicídio assistido. Dissertação de mestrado. 2011. Disponível em: . Acesso em: 24 set 18.

VIEIRA, Mônica Silveira. Eutanásia: humanizando a visão jurídica. 1.ed. Curitiba: Juruá editora, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: