ANÁLISE DE PARÂMETROS DOS FLUIDOS DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO

Lucas Seabra Eccard, Lucas Capita Quarto, Sônia Maria da Fonseca Souza, Vyvian França Souza Gomes Muniz, Fábio Luiz Fully Teixeira

Resumo


O desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de perfuração têm proporcionado à exploração de hidrocarbonetos em horizontes cada vez mais profundos. O petróleo é a fonte de energia não renovável mais utilizada no mundo e, cada vez mais, necessita-se de aperfeiçoamentos que promovam melhorias aos processos de exploração e produção petrolíferas. Os fluidos de perfuração possuem importância fundamental nas atividades relacionadas ao petróleo. Eles têm as funções, entre outras, de resfriamento e lubricidade da broca de perfuração, a manutenção da estabilidade do poço perfurado, o transporte de partículas da formação cortadas pela broca para a superfície. Com a necessidade de desenvolver fluidos para perfurações em ambientes que apresentem condições de altas temperaturas e elevadas pressões, cenário muito comum em perfurações direcionais, condições estas que geram limitações técnicas e operacionais aos fluidos aquosos, fez-se necessário estudos detalhados das propriedades destes fluidos. A análise do comportamento reológico dos fluidos de perfuração é de fundamental importância para se determinar a melhor composição e o melhor tratamento a ser aplicado nesses fluidos para a realização de tarefas solicitadas no poço perfurado. Neste trabalho, visou-se fazer um levantamento bibliográfico das principais metodologias para a caracterização das propriedades e tecnologias dos fluidos de perfuração, verificar os principais parâmetros que podem vir a melhorar o desempenho desses fluidos, como por exemplo as viscosidades plástica e aparente, o limite de escoamento, as forças géis e o volume de perda de filtrado.


Texto completo:

PDF

Referências


ANNIS R. M.; SMITH V. M. Drilling Fluids Technology. Revised Edition Exxon Company U.S.A., 1996.

ANP- Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Rio de Janeiro, 2010.

CAENN, R.; DARLEY, H. C. H.; GRAY, GRAY, R. Fluidos de Perfuração e Completação. 6. Ed. – Rio de Janeiro: Elseiver, 2016.

CATARINA, A. Perfuração de poços. Material didático, Apresentação em slides (50), 2007.

FARIAS, K. V. Influencia de umectante aniônico na reologia e espessura do reboco de fluidos hidroargilosos. Novembro 2005. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Paraíba. Campina Grande, Paraíba.

LIMA, H. R. P. Fundamentos de Perfuração. Apostila do curso de formação de engenheiros de petróleo da Petrobras, Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos NorteNordeste, Salvador : 2001, cap. I, II e 9, p. 1-14 e 159-166.

PEREIRA, ALEXANDRE Z. I. Acidificação de Formações. Rio de Janeiro: Petrobras, 2010.

PEREIRA, A. F. C. Problemas de estabilização de poços petrolíferos: as questões críticas no onshore e no offshore. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas). Universidade Técnica de Lisboa. 67 p. 2014.

PETROBRAS. Manual de Fluidos. 1. ed. Rio de Janeiro: Petrobras - Petróleo Brasileiro S.A., 2011.

SOUZA, P. J. B.; LIMA, V. L. Avaliação das técnicas de disposição de rejeitos da perfuração terrestre de poços de petróleo. Monografia (Curso de Especialização em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais na Indústria). 2002. Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, Salvador. 38 p. Disponível em: www.teclim.ufba.br/site/material_online/monografias/mono_souza_e_lima.pdf Acesso em: 02 mar. 2018.

THOMAS, J. E.; TRIGGIA, A. A.; CORREA C. A.; FILHO, C. V.; XAVIER, J. A.; CARVALHO, R. S. Fundamentos de Engenharia de Petróleo. 2a Ed. Editora: INTERCIÊNCIA. Rio de Janeiro, 2004. Acesso em: 20 fev. 2018. UFPR. Apostila de Perfuração. Disponível em:www.tecnicodepetroleo.ufpr.br/apostilas/engenheiro_do_petroleo/perfuracoes.pdf cesso em: 25. Abr. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: