O ENFERMEIRO PROMOVENDO SAÚDE COMO EDUCADOR ESCOLAR: atuando em primeiros socorros

Vanessa do Amaral Tinoco, Michelle Messias Tinoco Reis, Laura Nascimento Freitas

Resumo


A educação em saúde é essencial para a promoção e proteção da saúde dos escolares em abordagens emergenciais. Precisamos prevenir os acidentes escolares, mas para isso requer ensino, por isso a importância do enfermeiro como promotor da saúde. O objetivo foi analisar o grau de conhecimento dos alunos de uma escola pública quanto à abordagem das noções básicas de primeiros socorros. O estudo foi realizado na cidade de Itaperuna-RJ, em uma escola municipal de ensino fundamental. A investigação de campo permitiu a análise dos conhecimentos de urgência e emergência realizados pelos próprios alunos. Este estudo mostra o reconhecimento de relevância da educação em saúde, na sociedade, especialmente no espaço escolar – onde deve haver preocupação na prevenção de acidentes e violências, por meio de exercícios de hábitos saudáveis de vida, que assegurem educação exemplar. Conclui-se a importância do papel do enfermeiro como educador escolar.

Texto completo:

PDF

Referências


GIJSEN, L. I. P. S.; KAISER, D. E. Enfermagem e educação em saúde em escolas no Brasil: revisão integrativa da literatura. Cienc Cuid Saude Out/Dez, 2013.

SOARES M. C. Promoção da saúde nas escolas: estudo para contribuição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU com as ações propostas pelas Escolas Promotoras da Saúde. 2011.90f. Dissertação (Mestrado) - Centro Universitário UNA 2011. Programa de Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Belo Horizonte. 2011.

CODEPPS. Manual de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas. Secretaria da Saúde. São Paulo: SMS, 2007. p.130.

WITT T. L., UNRUH S. A., SESHADRI S. The Level of Medical Services and Secondary School-Aged Athletes.J Train Athl. 2012 Jan-Feb; 47 (1): 91-95.

COFEN. Lei n° 7498, de 25 de junho. Dispõe sobre a Regulamentação do exercício da Enfermagem, 1986.

SILVA, C. F.; MARQUES, A. L. A. Jovens alunos conhecem primeiros socorros? 2007.http://www.pubsaude.com.br/index.php/saude/enfermagem/216-jovens-alunos-conhecem-primeiros-socorros. Consulta: 03/03/2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras. Brasília, 2012.

Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, Brasil. Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Disponível em: http://www.einstein.br/einstein-saude/primeiros-socorros/Paginas/desmaio.aspx. Acesso em 16 jun. 2014.

GONZALEZ M. M. et al. Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol. 101(2Supl.3): 1-221, 2013.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA PEDIÁTRICA. Disponível em: http://www.sbop.org.br/?fraturas#. Acesso em 17 jun. 2014.

MACIEL E. L. N , et al. Projeto Aprendendo Saúde na Escola: a experiência de repercussões positivas na qualidade de vida e determinantes da saúde de membros de uma comunidade escolar em Vitória, Espírito Santo. Ciência Saúde Coletiva. 15(2): 389-96, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: