O papel do Coordenador Pedagógico no âmbito escolar

Clodoaldo Sanches Fófano, Alcione Candido da Silva, Vyvian França Souza Gomes Muniz, Paulo Jonas dos Santos Júnior, Sonia Maria da Fonseca Souza

Resumo


O presente trabalho pretende apresentar uma reflexão sobre o papel do coordenador pedagógico no ambiente escolar, desmistificando o modo como a função era vista e as contribuições na atuação desse profissional. Para tanto, utilizou-se pesquisa bibliográfica de base qualitativa, considerando a contribuição dos seguintes autores: Franco (2003/2008), Fernandez (2003), LDB 9394/96 (2005), Medina (2002), Vasconcellos (2007). Por fim, concluiu-se que o coordenador pedagógico necessita de uma consistente formação inicial para exercer o cargo, o domínio de teorias pedagógicas e o conhecimento da realidade educacional e escolar, de acordo com a época histórica. Nessa perspectiva, é a ação educativa e a reflexão metódica sobre o processo educativo que sustenta a coordenação pedagógica.

 

Palavras-chave: Coordenador pedagógico; atuação; ambiente escolar.


Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, I. Do olhar supervisivo ao olhar sobre a supervisão. In: RANGEL, M. 9org.) Supervisão pedagógica: princípios e práticas. Campinas, SP, 2004.

ASSIS, M. D. P. & CANEN, A. Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo. In: Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, set./dez. 2004.

BRASIL. Lei n.º 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2018.

______. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional: Lei 9394/96, apresentação Carlos Roberto Jamil Cury. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

CANEN, A. Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares. In: Cadernos de Pesquisa, Rio de Janeiro, n. 111, p. 153-149, dez. 2000.

CANEN, A. & OLIVEIRA, A. F. B. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação. Campinas: São Paulo, n. 21, set/out/nov/dez., p. 61-74, 2002.

FERNANDEZ, Francisca E. A coordenação pedagógica: por uma perspectiva docente. São Paulo: Editora Intersubjetiva, 2003.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, v. 1, n. 1, p. 117-131, jan./jun. 2008. Disponível em:

ML/article/viewFile/1176/1187>. Acesso em: 20 maio 2018.

___________. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Papirus, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tad. Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. Coleção: Educação e Comunicação vol. 1.

GRISPUN, Mírian P. S. Zippin. A orientação educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. Sao Paulo: Cortez, 2001.

LUZURIAGA, Lorenzo. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972.

MEDINA, Antonia da Silva. Supervisão escolar: da ação exercida à ação repensada. 2. ed. Porto Alegre: AGE, 2002.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação pedagógica: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 8. ed. São Paulo: Libertad, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: