A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DO AUTISTA

Luciano Dias de Sousa, Adriano Simioni Alvim, Karla Rocha Borges, Lucas Borcard Cancela, Vidigal de Andrade Vieira

Resumo


O presente artigo tem o enfoque o estudo da atuação do psicopedagogo frente às crianças com TEA - Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um trabalho qualitativo, realizado por meio de leitura pertinente ao tema. Este estudo vem abordar como a atuação do psicopedagogo pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos educandos com Autismo através de uma adaptação curricular, mudança de atitude e dedicação através da docência.

 


Texto completo:

PDF

Referências


American Psychiatric Association (APA). “Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders” (DSM-IV, 4th ed., Washington, DC, 1994.

AMY, Marie Dominique. Enfrentando o autismo: a criança, seus pais e a relação terapêutica. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.

BASTOS, A.M.B.P. A psicopedagogia aplicada aos portadores de T.I.D. IN: CAMARGO JR, Walter. (coord.). Transtornos invasivos do desenvolvimento. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2005, p. 127-131.

BATISTA, Marcus Welby e ENUMO, Sônia Regina Fiorim Enumo. Inclusão escolar e deficiência mental: análise da interação social entre companheiros. 2004. Disponível em: Acesso em 20 jan 2018.

BRASIL. Código de ética da psicopedagogia. 2011.

CLASSIFICAÇÃO de Transtornos mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas. Porto Alegre: Artmed, 1993.

CUNHA, Eugênio. Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar – ideias e práticas pedagógicas. 3 ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.

LÜDKE, Jacqueline Prates Rocha. Autismo e Inclusão na educação infantil: um estudo sobre as crenças dos educadores. Monografia apresentada para obtenção do grau de especialista em Psicologia Escolar Educacional. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.

MENEZES, Adriana Rodrigues Saldanha de. Inclusão Escolar de alunos com autismo: quem ensina e quem aprende. Dissertação de mestrado apresentado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012.

MITTLER, Peter. Da exclusão à inclusão. In: ______. Educação inclusiva: contextos sociais. Tradução de Windyz Brazão Ferreira. Porto Alegre: Artmed, 2003.

RUBINSTEIN, Edith. A Especificidade do Diagnóstico Psicopedagógico. In: SISTO, Fermino Fernandes et al. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. 12 edição. Editora Vozes, 2009, p.127-139.

SANTOS, Denise Morais. Como a psicopedagogia pode contribuir no tratamento das crianças autistas. Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, 2009.

TRAMUJAS, Joseli Quintana. A psicopedagogia e a aprendizagem nos transtornos de espectro autista. Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba, 2010.

VISCA, Jorge. Clínica psicopedagógica: epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: