OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Flávio Aparecido de Almeida, Adriano Simioni Alvin, Lucimeire Aleixo Bard, Lucas Borcard Cancela

Resumo


O sistema de ensino superior brasileiro vem sofrendo nos últimos anos expressivas transformações, como mudanças normativas, valorativas e outras que dizem respeito à expansão, diversificação de tipos de instituições, tipos de cursos e à função social do ensino. Essas transformações, somadas às que a sociedade contemporânea vem passando, têm influenciado sobremaneira o futuro destas instituições que se veem, cada dia mais, obrigadas a repensar suas funções e oferecerem uma educação que corresponda às expectativas do Estado e da sociedade no que se refere a um ensino de qualidade.  A esses aspectos, soma-se a prática avaliativa, que tem se apresentado como um dos pontos críticos do processo educativo, por sua complexidade e repercussão na formação dos educandos. Nesta perspectiva, o objetivo desse estudo é analisar, com base em uma revisão bibliográfica, alguns aspectos relacionados ao tema da avaliação da aprendizagem e, a partir do contraponto entre as diversas tendências e teorias que tratam do assunto, demonstrar a necessidade de mudanças nas práticas avaliativas realizadas nas instituições de ensino superior brasileiras em direção a uma avaliação formativa, qualitativa e democrática, que contribua efetivamente para o crescimento intelectual dos profissionais a serem formados.


Texto completo:

PDF

Referências


DIAS SOBRINHO, J. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.

CHAVES, S. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: realidade, complexidade e possibilidades. São Paulo: USP, 2003.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção. Porto Alegre: Mediação, 2000.

___________. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2002.

___________. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2004.

LUCKESI, C. A avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2003.

LUDKE, M; SALLES, M. Avaliação da aprendizagem no ensino superior. In: LEITE, D.; MOROSINI, N. (Orgs.). Universidade futurante: produção de ensino e inovação. Campinas: Papirus, 2002.

SACRISTÁN, J. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre; Artmed, 1998.

SOUZA, C. (org.). Avaliação do rendimento escolar. Campinas: Papirus, 2001.

VIANNA, M. Fundamentos de um programa de avaliação. Brasília: Líber-Livros, 2005.

VILLAS BOAS, B. Práticas avaliativas no contexto do trabalho pedagógico-universitário: formação da cidadania crítica. In: VEIGA, I. P; NAVES, M. L. Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira & Marim, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: