LEITURA LITERÁRIA: sutura do real com a experiência do “Fora”
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, Rubem. Lições de feitiçaria: meditações sobre a poesia. São Paulo: Loyola, 2003.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. (Trad.) António Gonçalves. Lisboa: Edições 70, 1984.
_______. O prazer do texto. 5. ed. (Trad.) J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1999.
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura: a formação do leitor (alternativas metodológicas). 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
DELEUZE, Gilles, Proust e os signos. Trad. Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DEMO, Pedro. Saber pensar. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 48. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Não apenas o texto mas o diálogo em língua escrita é o conteúdo da aula de português. In: NEVES, Iara et al. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 2005.
JOUVE, Vicent. A leitura. Trad. Brigitte Hervor. São Paulo: UNESP, 2002.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Trad. ROSA, Ernani. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do Fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Dumará, 2003.
MELLO, Ana Maria Lisboa de. A importância da poesia na formação do leitor. In: MELLO, Ana Maria Lisboa de; TURC et al. (Orgs.). Literatura infanto-juvenil: prosa e poesia. Goiânia: UFG, 1995.
MORIN, Edgar. O paradigma da complexidade. In: Introdução ao pensamento complexo. 2. ed. (Trad.) Dulce Matos. Paris: Sociedade Astória, Ltda, 1990.
_______. Por uma reforma no pensamento. (Trad.) Márcia C. R. In: Alfredo Pena-Veja; E. P. Nascimento (Orgs.). O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.
PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves. O professor de língua portuguesa: modos de ensinar e de aprender. In: AZEREDO, José Carlos de. (Org.). Língua portuguesa em debate: conhecimento e ensino. Petrópolis: Vozes, 2000.
RAMOS, Flávia Brocchetto. O leitor como produtor de sentidos nas aulas de literatura: reflexões sobre o processo de mediação. In: PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. (Orgs.). Leitura literária: a mediação escolar. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
WALTY, Ivete et al. Leitura/Escrita: faces da mesma moeda. In: Textos sobre textos: um estudo de metalinguagem. Belo Horizonte: Dimensão, 2004.
______. Palavra e imagem. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.