A Transformar é publicada anualmente pelo Centro de Iniciação Científica e Extensão (CENICE) e pelo Centro Universitário São José de Itaperuna, da Fundação Educacional e Cultural São José.
Na atual edição, os artigos foram divididos em cinco linhas de pesquisa. São sete artigos que compõem a linha de pesquisa I - educação, direitos humanos e sociedade –, no intuito de explorar questões que perpassam pelas discussões acerca da educação especial até ao ensino de latim no Brasil. A linha de pesquisa II – relações étnico-raciais, memória e identidade cultural – é composta por cinco artigos e abrange trabalhos que tratam do debate historiográfico acerca da escravidão, discussões de gênero e também memória, em relação às artes, à cultura e ao pensamento contemporâneo em face à história. A linha de pesquisa III – saúde, meio ambiente e cidadania – apresenta quatro artigos, que são trabalhos da área de Enfermagem, como o artigo sobre Protocolo de dor torácica; também na área de Farmácia, artigo sobre o uso equivocado de medicamentos. A linha de pesquisa IV – psicologia, subjetivação, psicopatologia e linguagem – constará de quatro artigos, que levarão o leitor a refletir sobre a comunicação na família caracterizada pela pseudomutualidade e pelo duplo vínculo, além de artigos que se voltam para uma análise do transtorno obsessivo compulsivo e sobre a síndrome de Burnout e da relação filosófica do homem com sua linguagem. Por fim, na linha de pesquisa V – gestão de negócios, economia e mercados -, apresentar-se-ão artigos relacionados à otimização de sistemas decisórios descentralizados, ao relacionamento humano nas organizações e ao trabalho de profissionais da área contábil de Itaperuna.
São vinte e três artigos apresentados nessa edição e, dessa forma, a Revistar Transformar – veículo de disseminação do conhecimento acadêmico-científico – abre-se em mais uma edição, esperançosa de que os textos em apreço incitem reflexões teórico-metodológicas e que, de alguma forma, contribuam para a formação acadêmica e profissional.
Dessa forma, nós da Revista transformar e do Centro de Iniciação Científica e Extensão convidamos toda comunidade acadêmica para compartilhar o conhecimento ora apresentado.
Ver ou baixar a edição completa |
Edição completa
|
USO E POSIÇÃO DO ADJETIVO: uma análise contrastiva nas línguas portuguesa e inglesa |
PDF
|
Camila Féres Valinho, Gabriela Peres Chagas, Polyanna Pires Gomes, Sonia Maria Fonseca Souza |
43-60 |
FERREIRA GULLAR, RUA DOS PRAZERES, 497 – CIDADÃO DO MUNDO |
PDF
|
Renato Marcelo Resgala Júnior, Carlos Alberto Moreira Dinucci Júnior |
146-156 |
Memória e Linguagem: Apontamentos sobre a História Diacrônica da Língua Inglesa |
PDF
|
Carolina de Souza Moreira, Maristella David Gomes, Renato Marcelo Resgala |
157-168 |
PROTOCOLO DE DOR TORÁCICA |
PDF
|
Natanael Ramos Cruz, Joelma de Oliveira Pinto |
169-178 |
A COMUNICAÇÃO NA FAMÍLIA CARACTERIZADA PELA PSEUDOMUTUALIDADE E PELO DUPLO VÍNCULO |
PDF
|
Ieda Tinoco Boechat, Hideliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral, Carlos Henrique Medeiros de Souza |
227-238 |
SÍNDROME DE BURNOUT: uma reflexão sobre a saúde mental do educador |
PDF
|
Valéria Rodrigues Machado, Ieda Tinoco Boechat, Mariana Fernandes Ramos Santos |
257-272 |
RELACIONAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES |
PDF
|
Danielle Alves Fortuna Pussiareli |
309-324 |