O " Novo Homem" na Sociologia da Educação de Florestan Fernandes
Resumo
Resumo: O presente artigo apresenta o conceito de “novo homem” na sociologia da educação de Florestan Fernandes (1920-1995). Sua produção intelectual enquadra-se, em sua maioria, no campo teórico do marxismo e da sociologia crítica e possui por isso o compromisso dialógico entre a reflexão e a realidade histórica. Neste quadro analítico propusemos como metodologia a delimitação de sua produção dedicada estritamente a estudos educacionais para o entendimento de sua proposta educacional que, através do conceito de “novo homem”, representa uma crítica ao “acordo” democrático existente no Brasil e seus desdobramentos para o campo educacional. Como resultado temos uma crítica ontológica em sua obra que encontra na “dimensão” histórica inúmeros elementos que denunciam uma forma de violência educacional silenciada pela fachada de democracia e que esconde as motivações do que chamou Florestan Fernandes de “histórico afunilamento” educacional.
Palavras-chave: Novo Homem. Florestan Fernandes. Humanismo Socialista.
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