31 CRENÇAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
Este artigo discute sobre as crenças a respeito de ensino-aprendizagem de língua inglesa no contexto escolar, e objetiva analisar e refletir sobre seu efeito. Esta investigação nos proporciona compreender as dificuldades existentes no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas estaduais no município de Bom Jesus do Itabapoana, RJ. Para a realização deste trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo em forma de questionário em escolas públicas com alunos e professores do terceiro ano do Ensino Médio. Concluída esta etapa, foram processadas as informações obtidas relevantes ao ensino de língua estrangeira no ambiente escolar e até que ponto as crenças se individualizam e se correlacionam. Como referencial teórico, utilizaram-se as produções de Barcelos (2013); Fettermann (2014); Leffa (1999); Paiva (2000-2005); Sarmento (2004) entre outros. Concluiu-se com a pesquisa que as diversas situações que a escola encontra, como salas superlotadas ou falta de recursos tecnológicos refletem no desenvolvimento das crenças criadas pelos professores, impossibilitando-os de elaborar aulas mais atrativas. Sendo assim, o professor necessita dissipar os paradigmas e motivar o aluno do valor desse saber; e, como resultado, desfazer as crenças dos alunos.
Palavras-chave: Crenças. Língua Inglesa. Escola Pública. Aluno. Professor.
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