A APRENDIZAGEM DO PRESENT PERFECT POR ESTUDANTES BRASILEIROS DE INGLÊS

Sonia Maria da Fonseca Souza, Mariana da Silva Oliveira Alves

Resumo


O presente trabalho pretende mostrar de que maneira o present perfect em inglês, sendo um tempo verbal inexistente na língua portuguesa, pode ser análogo a alguns tempos verbais em língua portuguesa com objetivo de tornar mais didática a aprendizagem para estudantes brasileiros de inglês. Sendo assim, a aprendizagem do present perfect é uma estrutura verbal que possui equivalentes semânticos na língua portuguesa. É uma estrutura de difícil compreensão tanto para a aprendizagem de brasileiros, quanto para professores do idioma. Sendo, morfologicamente, similar ao pretérito perfeito composto, pretérito perfeito simples, presente perfeito simples e pretérito imperfeito do modo indicativo do português. Evidencia-se que, essas estruturas não operam da mesma forma. Além da noção de tempo, o present perfect carrega uma forte informação aspectual que não é frequentemente abordada em seu ensino, porém essencial para o entendimento. A linha metodológica norteadora deste estudo é de base qualitativa, fundamentada exclusivamente na pesquisa bibliográfica. O resultado deste estudo mostra-se favorável ao uso de estruturas que possam equivaler ao tempo verbal estudado no artigo em questão, pois abarcam noções aspectuais, uma vez que, ameniza as dificuldades encontradas na realização de frases construídas com o present perfect.

Texto completo:

197-209

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