ÁREA:Ciências Biológicas
APRESENTAÇÃO
A biotecnologia é uma área das ciências biológicas que trata do estudo e desenvolvimento de tecnologias para a aplicação em diversos segmentos da pesquisa em saúde, agricultura, meio ambiente, desenvolvimento sustentável etc. Cabe à biotecnologia o estudo e controle de todos os processos industriais que envolvem a manipulação de células ou organismos vivos.
Devido ao avanço nas pesquisas em Biotecnologia no Brasil, onde se destacam, principalmente em saúde humana, saúde animal, agricultura, meio ambiente e bioenergia, faz se necessário a capacitação profissional para o desenvolvimento de pesquisas de ponta que geram produtos com várias aplicações e soluções potenciais para resolver diferentes demandas da sociedade moderna: maior produtividade em agricultura, degradação ambiental, combustíveis, saúde entre outros.
OBJETIVO(S)
- Proporcionar aos graduados uma sólida formação básica, científica e tecnológica, e conhecimentos avançados e atuais sobre conceitos e técnicas que possam ser utilizadas nas áreas da biotecnologia.
- Capacitar os profissionais para a execução de projetos multidisciplinares, pesquisas em saúde e análises biotecnológicas do ambiente, com foco na qualidade e produtividade.
- Incorporar a ciência avaliativa como instrumento de interpretação profissional, desenvolvendo uma atuação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional.
- Contribuir para a capacitação de profissionais que buscam alternativas para suprir a carência crescente de adequação científica e tecnológica que atenda às demandas do setor em nossa região.
- Apresentar aos graduados de diferentes áreas as pesquisas de ponta realizadas no Brasil e no mundo e técnicas existentes no campo da biotecnologia.
- Oferecer conceitos e conhecimentos atualizados para a formação de um profissional com competência científico–tecnológica e ética para atuar junto aos setores que utilizam organismos vivos e biomoléculas em processos tecnológicos.
- Capacitar para docência no ensino superior em biotecnologia e áreas correlatas.
PÚBLICO ALVO
Graduados nas áreas biológicas, médicas e afins: Biólogos, Biomédicos, Médicos, Médicos Veterinários, Farmacêuticos, Enfermeiros, Nutricionistas, Químicos, Engenheiros e Tecnólogos de Alimentos, Agrônomos, Zootecnistas, Engenheiros Ambientais, dentre outros que tenham interesse ou trabalham nas áreas de Biotecnologia.
CARGA HORÁRIA
- Aulas Teóricas e Expositivas, totalizando 420h/a, ministradas em sistema modular de disciplinas, podendo ser substituídas por visitas técnicas.
PERÍODO E PERIODICIDADE
- Início das aulas: Maio/2012
- Término das aulas: Abril/2013
- Aulas quinzenais aos sábados/domingos de 8 às 12h e de 13 às 17h
VAGAS
- 60 vagas
- O Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ), reserva-se no direito de não oferecer o curso, caso não tenham sido preenchido, pelo menos, 50% do total de vagas ofertadas.
DISCIPLINAS
- Bioética, Biossegurança e Propriedade Intelectual
- Biotecnologia Ambiental e Sustentabilidade
- Biotecnologia Animal e Vegetal
- Biotecnologia de Alimentos e Controle de Qualidade
- Biotecnologia de Microorganismos
- Biotecnologia em Análises Clínicas
- Didática do Ensino Superior
- Farmacologia Aplicada à Biotecnologia
- Fundamentos Aplicados de Bioquímica e Biologia Celular
- Fundamentos de Bioinformática e Bioestatística
- Genética Celular e Molecular
- Imunologia Aplicada à Biotecnologia
- Introdução à Biotecnologia
- Metodologia da Ação Docente em Biotecnologia
- Metodologia da Pesquisa Científica
- Técnicas de Engenharia Genética
- Trabalho de Conclusão de Curso
COORDENAÇÃO
Prof. Dr Thiago Freitas de Souza
Doutor em Biociências e Biotecnologia
Mestre em Biociências e Biotecnologia
Graduado em Ciências Biológicas
CORPO DOCENTE
Prof. Dr Bruno de Castro Jardim
Doutor em Biociências e Biotecnologia
Mestre em em Biociências e Biotecnologia
Graduado em Ciências Biológicas
Profª. Msª Marcela Santana Bastos Boechat
Mestra em em Biociências e Biotecnologia
Graduada em Ciências Biológicas
Prof. Ms Marcos Venicius da Silva Pádua
Mestre em Fitotecnia
Graduada em Ciências Biológicas
Prof. Esp Paulo Roberto Novaes De Castro
Especialista em Farmacologia
Graduado em Farmácia
Prof. Dr Sylvio Botelho Júnior
Doutor em Biociências e Biotecnologia
Mestre em em Biociências e Biotecnologia
Graduado em Ciências Biológicas
Prof. Dr Thiago Freitas de Souza
Doutor em Biociências e Biotecnologia
Mestre em Biociências e Biotecnologia
Graduado em Ciências Biológicas
Profª. Drª Viviane Veiga Do Nascimento
Doutora em Biociências e Biotecnologia
Mestra em em Biociências e Biotecnologia
Graduada em Ciências Biológicas
* Sujeito a alterações em função de adequações didático-pedagógicas *












