A essência da Revista Transformar é difundir o saber, incentivar a publicação científica e lançar artigos capazes de semear pensamentos fecundos no terreno do saber.
Idealizada como produto editorial impresso, a Transformar não se limitou a tiragens impressas, o que aumenta ainda mais nossa responsabilidade. De periodicidade semestral, com caráter transdisciplinar, determinado pelas linhas de pesquisa do Centro de Iniciação Científica - CENICE/UNIFSJ, conta com um Conselho Editorial de alto nível, além de uma equipe técnica de apoio indispensável.
Diante desse processo de amadurecimento, o presente volume traz em seu interior um conteúdo interdisciplinar reflexivo, relevante e debatido, como fruto coletivo de uma comunidade acadêmica - formado por docentes, discentes e convidados - que está sempre em consonância com as práticas de pesquisa acadêmicas, além de se fazer presente no meio cultural-científico.
Em seu volume de número oito trazemos trabalhos inéditos em campos múltiplos do conhecimento humano, como educação, saúde, sociedade, religião, cidadania, entre outros temas. No tocante aos conteúdos, a comissão editorial buscou ser criteriosa e transparente, de modo a que nosso periódico percorresse e atingisse um nível de excelência, particularmente, dentro das produções acadêmicas no âmbito das Ciências Sociais, das Ciências da Saúde, da Psicologia, das Ciências Contábeis e de áreas afins.
Sendo assim, convido aos interessados em ler nossos trabalhos e percorrer caminhos que possibilitem determinado enriquecimento pessoal e intelectual, sequiosos de aventurar-se em novos campos do conhecimento e de estar em visitação de pontos-chave nos espaços de descobertas e avanços no universo científico. No mais, deixar-se guiar por seus instintos e sentidos, olhando, ouvindo, refletindo, mas, acima de tudo, a evitar os lapsos e os deslizes, as falácias e a órbita do erro, para que possamos estar em coexistência intelectual, em face às luzes da razão.
Anízio Pirozzi
Mestre em Sociologia Política
Membro da Comissão Editorial Executiva da Revista TRANSFORMAR
31 CRENÇAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO AMBIENTE ESCOLAR |
PDF
|
Elisa Menezes Xavier, Juliana de Fátima Pimentel Gomes, Mônica Ribeiro Figueiredo, Sônia Maria Fonseca Souza |
31-52 |
CONTRIBUINTES DISCURSIVOS: o texto e a construção de sentido |
PDF
|
Clodoaldo Sanches Fófano, Sonia Maria Fonseca Souza, Vyvian França Souza Gomes |
53-66 |
ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA: A RELEVÂNCIA DE SE DECIFRAR A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA DO FEMININO |
PDF
|
Carla Aparecida Gonçalves, Isis Lima de Paulo, Joane Marieli Pereira Caetano, Lenise Ribeiro Dutra |
82-96 |
Andragogia e heutagogia: práticas emergentes na educação |
PDF
|
Marcos Antônio Coelho, Lenise Ribeiro Dutra, Joane Marieli |
97-107 |
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CONTROLE E MANEJO DA ÚLCERA VENOSA |
PDF
|
Joelma Oliveira Pires, Riani Ferreira Oliveira, Natanael Ramos Cruz |
151-162 |
FISIOPATOLOGIA DA ANEMIA FALCIFORME |
PDF
|
Janaina Martins Souza, Patrick Elan Lemos Rosa, Roberta Lemos Souza, Geane Freitas Pires Castro |
162-178 |
EFEITO ANTIPLAQUETÁRIO DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO EM PREVENÇÃO SECUNDÁRIA DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO |
PDF
|
Andressa Lopes Antunes, Artur José Souza Albino, Nachara Elissa Ferreira Guedes, Geane Freitas Pires Castro |
179-192 |
AUTISMO: Propostas de Intervenção |
PDF
|
Paula Borges Locatelli, Mariana Fernandes Ramos Santos |
203-220 |
221 O CÉREBRO AUTISTA: A BIOLOGIA DA MENTE E SUA IMPLICAÇÃO NO COMPROMETIMENTO SOCIAL |
PDF
|
Carolina Carvalho Siqueira, Elinaldo Oliveira Ferreira, Rachel Glória Bittencourt, Francine Regina Cavalheiro, Josiane Aparecida de Abreu Silveira, Mariana Fernandes Ramos Santos |
221-237 |