O preparo docente frente às questões multiculturais na sala de aula: perspectivas de professores de língua portuguesa
Resumo
Portuguesa diante de um contexto escolar cada vez mais dinâmico, tornando
evidente a realidade multicultural brasileira, que produz efeitos na língua, na medida em que se verificam diversificadas formas de se falar o “português”. Partiu-se, assim, da seguinte questão-problema: Até que ponto os professores de língua portuguesa sentem-se preparados para lidar com o multiculturalismo durante sua prática docente em sala de aula? Como objetivo geral, pretende-se analisar a formação dos profissionais de língua portuguesa quanto ao preparo para lidar com o contexto multicultural presente na sala de aula. Realiza-se uma pesquisa bibliográfica através da qual se pode explorar os conceitos acima mencionados com autores que abordam as temáticas e mostram a visão que a escola tem em relação ao ensino da língua portuguesa e suas variedades linguísticas. Metodologicamente, aplicou-se também uma pesquisa de campo com 11 docentes, a fim de observar como a formação destes tem influências em suas práticas pedagógicas para lidar com ocontexto multicultural das salas de aulas. Conclui-se que, por intermédio desta pesquisa, foi possível identificar as dificuldades enfrentadas por estes profissionais ao lidar com a questão do multiculturalismo.
Palavras-chave: Multiculturalismo. Formação docente. Ensino de português.
Texto completo:
PDFReferências
AMORIN, Marcel Alvaro de Amorim. Literatura, adaptação e ensino: uma proposta
de leitura. In: GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela et. al. (Org.) Linguística
aplicada e ensino: língua e literatura. Campinas: Pontes Editores, 2013.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.
BRASIL. PCN+Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos
Parâmetros Curriculares Nacionais: Linguagens, códigos e suas tecnologias.
Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2002.
____. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras. Conselho Nacional de
Educação. Parecer CES 492, de 12 de dezembro de 2001.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa.
Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 81-83.59
BURGEILE, Odete; SILVA, Daiane Severo da; e MELO, Michele Nascimento. As
implicações da crença do professor para o ensino-aprendizagem de línguas
estrangeiras. In: BURGEILE, Odete; ROCHA, Júlio César Barreto (Orgs.). Estudos
em Linguística Aplicada: multiculturalismo e ensino-aprendizagem de línguas. São
Carlos: Pedro e João Editores/Porto Velho: Edufro, 2009, p. 179-189.
CAMACHO, Roberto Gomes. Sociolinguística: Parte II. In: MUSSALIM, Fernanda;
BENTES, Anna Christina (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras.
São Paulo: Cortez, 2001 – Vol. 1.
GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela. As identidades situadas, os documentos
curriculares e os caminhos abertos para o ensino de língua portuguesa no Brasil. In:
____ et. al. (Org.) Linguística aplicada e ensino: língua e literatura. Campinas:
Pontes Editores, 2013.
GROLLA, Eliane; SILVA, Maria Cristina Figueiredo. Aquisição da linguagem. São
Paulo: Contexto, 2014.
MENDONÇA, Márcia; BUNZEN, Clecio. Sobre o ensino de língua materna no ensino
médio e a formação de professores. In: BUNZEN, Clecio et. al. Português no
ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MOREIRA, A. F. B. Currículo, cultura e formação de professores. Revista Educar,
Editora da UFPR, n. 17, p. 39-52, Curitiba, Brasil, 2001.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. 20 ed. São Paulo. Cultrix,
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de
gramática. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.