Leitura e a interpretação de textos na sala de aula: contribuições da semiótica de Peirce
Resumo
sequência didática tendo como norteamento a teoria Semiótica de Peirce (1999)
pode refletir ou contribuir para a leitura e interpretações de textos verbais e não-
verbais por alunos. Especificamente, pretende-se analisar a teoria da Semiótica de
Peirce, apontar a distinção linguagem verbal e não verbal e discutir como a
semiótica pode contribuir no processo de aprendizagem em sala de aula. Para tanto,foi utilizado como método para coleta de dados: a pesquisa bibliográfica, uma pesquisa aplicada e a construção de uma sequência didática pautada nos
pressupostos da Semiótica para se trabalhar a interpretação de textos por parte dos alunos. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância de elucidar novos olhares a procedimentos básicos como a interpretação, ainda que o pouco conhecimento docente na área se impõem como o maior desafio educacional. Enfim, por meio de todo estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que a utilização da semiótica pode permitir o desenvolvimento de capacidades e habilidade durante a leitura e a interpretação de textos verbais e não-verbais pelos alunos.
Palavras-Chave: Peirce. Semiótica. Linguagem Verbal e Não Verbal.
Texto completo:
PDFReferências
CARDOSO, João Batista Freitas. A semiótica do cenário televisivo. São Paulo.
Annablume. Fapesp. USCS – Universidade de São Caetano, 2008.
GUIMARÃES, Dinara Machado. Vazio Iluminado: O olhar dos olhares. Rio de
Janeiro. Garamond, 2004.34
FIORIN, José Luiz. Linguística? Que é isso? São Paulo. Contexto, 2013.
JAGNOW, Dieter Joel. O dialogo pastoral: princípios da comunicação no
aconselhamento cristão. Série teologia. Porto Alegre. Concórdia, 2003.
PEIRCE, C. S. Semiótica, trad. José Teixeira Coelho Neto. Tradução de: The
Collected Papers of Charles Sanders Peirce.3ed. São Paulo: Perspectiva,1999.
RAPOSO, Leonardo Criatividade no Motel. Imagem Adaptada2007.Disponível
em:
Acesso em: 09 Set 2016
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica? Coleção primeiros passos, 103. 1. ed. São
Paulo. Brasiliense, 1983.
SIMÕES, Darcilia. Aulas de Português: Perspectivas inovadoras/André Valente
(org.). Petrópolis. Vozes, 1999.
ZAMPAR, Silvia. Propagandas de Motel. Imagem Adaptada.2010.Disponível
em: Acesso em: 09 Set
Apontamentos
- Não há apontamentos.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.