Andragogia e heutagogia: práticas emergentes na educação

Marcos Antônio Coelho, Lenise Ribeiro Dutra, Joane Marieli

Resumo


O modelo educacional que acompanha o processo de aprendizagem e
conhecimento que se conhece há alguns anos é a pedagogia, no entanto, outros
fenômenos foram surgindo e transformando o modelo tradicionalmente pedagógico. Dessa forma, surge a necessidade de novas pesquisas em buscas de novos modelos que suportem e expliquem o aparato tecnológico atual que pode ser utilizado na área educacional contribuindo para a aprendizagem e o conhecimento. Este artigo aborda de forma inovadora as novas práticas educacionais, emergentes da era da informação, para isso, como objetivo proposto, faz-se uma breve análisedas práticas andragógica e heutagógica aplicadas tanto no ensino presencial quanto na modalidade online. Como metodologia, o tipo de pesquisa eleita é a pesquisa bibliográfica exploratória qualitativa que contou como aporte teórico os estudos de Oliveira (2011); Filatro (2004); Hase; Kanyon (2000); Knowles (1990) e Moran (2000). Percebeu-se, como resultado, que todos os modelos educacionais são válidos em qualquer modalidade de ensino, desde que se leve em conta o público de alunos e valorizados seus interesses educacionais e experiências, tanto no âmbito cultural quanto no social e econômico.


Palavras-chave: Educação. Andragogia. Heutagogia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: