Medicina do Trabalho: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida dos Trabalhadores

Bruno Borges do Carmo, D’Angelo Guimarães de Oliveira, Eloá Perciano Madeira da Silva, Jonathas da Silva Trindade, Monique Bessa de Oliveira Prucoli

Resumo


O presente trabalho objetivou identificar as ações que visam a promoção de saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores homens e mulheres a partir da medicina do trabalho, que consiste em conjunto de conhecimentos técnicos e normas específicas que auxiliam na redução de risco de acidentes e da ocorrência de doenças ocupacionais. Com efeito, o presente artigo busca, a partir de uma pesquisa de caráter bibliográfico, sob a concepção de autores como Pereira; Pereira (2021), Atlas (2022), Junior (2019) dentre outros, identificar e demonstrar as ações que visam a promoção de saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores, a medicina do trabalho e os benefícios dos equipamentos de proteção individual e coletivo, as principais doenças ocupacionais permitindo a compreensão de como a medicina do trabalho pode melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e promover saúde.

Palavras-chave: Saúde do Trabalhador. Medicina do Trabalho. Qualidade de Vida.


Texto completo:

Sem título

Referências


ALENCAR, M. D. C. B.; OTA, N. H. O afastamento do trabalho por LER/DORT: repercussões na saúde mental. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 60-67, 2011.

ATLAS et al. Segurança e Medicina do Trabalho. 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégias. Área Técnica de Saúde do Trabalhador. Lesões por Esforços Repetitivos (LER)/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho(DORT). Brasília; 2017a).

BRASIL. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 set. 1990.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas - O Novo Papel da Gestão do Talento Humano. 5Ed. São Paulo: Atlas, 2020

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DAS LEIS DO TRABALHO. Legislação Previdenciária. São Paulo: Revista dos Tribunais; 2000. 1128p

DELANI, D.; EVANGELISTA, R. A. PINHO, S. T.; SILVA, A. C. Ginástica laboral: melhoria na qualidade de vida do trabalhador. Revista Científica FAEMA. Ariquemes, 2013.

JUNIOR, J. B. O. Perícia Médica: visão trabalhista e previdenciária. Edição padrão. São Paulo: LuJur, 2019.

LIMA M. A. G.; TRAD L. A. B. A dor crônica sob o olhar médico: modelo biomédico e prática clínica. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 23(11):2672-2680, nov, 2007.

MACIEL RH. Prevenção das LER/DORT: o que a ergonomia pode oferecer. Cadernos de Saúde do Trabalhador. Dezembro, 2019.

MALONE T. et al. Fisioterapia em ortopedia em medicina no esporte ; São Paulo/SP; editora livraria santos : 8 edição, p. 306, 307, 2018.

MARTINS, C. L. et al. Equipamentos de proteção individual: a perspectiva de trabalhadores que sofreram queimaduras no trabalho. Revista de Enfermagem da UFMS, Santa Maria, p.668 -678, 2013.

MEDEIROS, R. K. R.; ALVES, R. da C.; RIBEIRO, S. R. S. Turnover: Uma análise dos fatores que contribuem para a decisão de sair da empresa dos colaboradores da alfa comércio ltda. Revista Connexio, 2012.

MORAES, P. W. T.; BASTOS, A. V. B. Os Sintomas de LER/DORT: um Estudo Comparativo entre Bancários com e sem Diagnóstico. Psicologia: Ciência e Profissão Jul/Set. 2017 v. 37 n°3, 624-637.

PEREIRA, Gerson Odilon; PEREIRA, Anderson de Moura. Medicina do Trabalho. Aspectos Teóricos e Práticos. 1º ed. Brasília: Venturoli, 2021. 

RIASCOS, C. E. M, Ergonomia na avaliação do desempenho do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho: uma abordagem multicritério construtivista. Carmen Elena Martinez Riascos; Orientador: Eugênio Andrés Días Merino. Universidade federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.

RODRIGUES, Luciano Brito et al. Apreciação ergonômica do processo de produção de queijos em indústrias de laticínios. Revista Produção Online, v. 15, n. 1, p. 1-18, 2018

SANTOS, Adriana. A Importância da Qualidade de Vida no Trabalho nas Organizações, 2010. Disponível em:. Acesso em: 26 de junho de 2022.

SCALIONE. A obrigatoriedade de uso e os tipos de E.P.I, 2016. Disponível em:

. Acesso em: 12 de junho de 2022.

SOUSA, M. N.; LEANDRO, T. F. BENEFICIOS DA GINÁSTICA LABORAL PARA A EMPRESAS E SEUS TRABALHADORES,Trabalho de Conclusão de Curso, 2016.

TAVARES, José Cláudio Rangel. Segurança do Trabalho e produtividade: entenda essa relação, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 de julho de 2022.

TEIXEIRA, João Carlos. A legislação de saúde do trabalhador aplicável e vigente no Brasil, 2003. Disponível em: . Acesso em: 12 de junho de 2022.

VANESSA, Nayara. Saúde e Segurança do Trabalho, 2019. Disponível em:. Acesso em: 10 de julho de 2022.

VIEIRA, Sebastião Ivone. Manual de Saúde e Segurança do Trabalho. Florianópolis: Mestra, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: