Análise dos Índices de Turnover no Período da Pandemia da COVID-19: Estudo de Caso em um Laticínio no Noroeste Fluminense

Fernanda Raimundo Venancio, Vinícius Gonçalves Barbosa, Armênia Arantes Guimarães, Jorge Junio Nascimento Aguiar

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar os índices de turnover no período da pandemia da Covid-19 em um laticínio no noroeste fluminense. Especificamente, foram analisados os índices de turnover dentro da empresa de laticínio, identificando o processo de rotatividade de pessoas no laticínio, ocasionado pelas demissões e admissões nos períodos antes e durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, foram coletados dados através de uma entrevista com os gestores do setor de Recursos Humanos, a fim de verificar qual foi o direcionamento da empresa no decorrer deste período pandêmico. De posse dos dados, foram realizadas análises que permitiram o cálculo através da fórmula de turnover, verificando-se assim as porcentagens denominadas aos colaboradores sobre os desligamentos e admissões antes e durante a pandemia da Covid-19, além de analisar a capacidade do laticínio. Os resultados indicam que o índice de turnover referentes aos anos de 2018 a 2021 na Empresa X não são altos. A pesquisa permitiu que o setor de Recursos Humanos estabeleça uma análise na tomada de decisão que sejam assertivas e proporcione um treinamento empresarial para a melhoria de seus colaboradores e para a empresa.

Palavras-chave:turnover, recursos humanos, pandemia da covid-19, laticínio, treinamento empresarial.


Texto completo:

Sem título

Referências


ÁVILA, Lucas Veiga. Gestão de pessoas- Stecca,- Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico; Rede e-Tec Brasil, 2015. 76p.

CAMILO, Juliana Aparecida de Oliveira. Trauma organizacional em tempos de Covid-19: contribuições para a gestão de pessoas. Revista administrativa em diálogo. 2021.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª edição. Barueri, São Paulo/SP, Manole, 2014.

DICIONÁRIO FINANCEIRO. (https://s.dicionariofinanceiro.com/imagens/formula-turnover-1.jpg).

FREIRE, Denílson A.L Treinamento e Desenvolvimento em Recursos Humanos. Encenando e efetivando. Categoria de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas Livro Edição 1 Jan de 2014.

GIRARDI, Dante Marciano Administração de recursos humanos I / Dante Marciano Girardi, Marcos Baptista Lopez Dalmau. – 3. ed. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2012.

GONÇALO, Vicente Crisóstomo. O papel mediador do compromisso e da motivação na relação existente entre as práticas de Gestão de Recursos Humanos socialmente responsáveis e o desempenho dos colaboradores. 2021.

GONÇALVES, Ígor Prates; Vieira, Rany Cristina Alves. Compreender os Fatores que Influenciam a Rotatividade de Profissionais do Varejo em Araçuaí/MG. Rev. Cienc. Gerenc., v. 22, n. 36, p. 115-119, 2018.

MANSILHA, Sérgio. Desenvolvimento e Treinamento Empresarial. Joinville/SC: Clube de Autores, 2009.

MARQUES, Fernanda. Gestão de Pessoas: fundamentos e tendências. Brasília: DDG ENAP, 2015

MARRAS, Jean, Pierre. Administração de recursos humanos: Do operacional ao estratégico. 15ª edição. São Paulo/SP, Saraiva Uni, 2016.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Disponível em (http://acesso.mte.gov.br/portal-pdet/o-pdet/registros-administrativos/caged/apresentacao.htm) Acesso em: 2013.

PONTES, B. R. Planejamento, Recrutamento e seleção de pessoal. 2ed. São Paulo: Editora Ltr, 1996.

REICHEL, Harduin. / Treinamento e Desenvolvimento. /Harduin Reichel. — Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.196 p.ISBN: 978-85-387-0132-31. Administração de pessoal. 2. Desenvolvimento organizacional. 3. Recursos Humanos. I. Título.CDD 658.3. Capa: IESDE Brasil S.A. Crédito da imagem: IESDE Brasil S.A.

REVISTA CIENTÍFICA BSSP, Lockdown no Cenário Pandêmico: as consequências para os empregadores e empregados no Brasil. Goiânia, v.2, n.1, jan/jul.2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: