A Teoria Socio interacionista de Ausubel e o Aluno Disléxico

Márcio de Oliveira Monteiro

Resumo


O presente artigo consiste numa proposta reflexiva sobre a temática do aluno disléxico e a teoria sociointeracionista de David Ausubel, definida pela questão-problema que visa conhecer: De que modo à teoria sociointeracionista de David Ausubel pode contribuir para a inclusão do aluno disléxico no ambiente escolar? Assim, procura-se apresentar a teoria sociointeracionista e os fundamentos teóricos presentes na Teoria, no sentido de que o profissional da educação e do magistério tenha conhecimento e condições de enxergar possibilidades de melhor conduzir seu fazer pedagógico. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e, como preocupação, se promoveu leituras variadas de autores renomados e estudiosos do tema, tais como: Ausubel (1982), Relvas (2011), Pimentel (2019), Martins (2010), Rocha (2009); Damásio; Tavares (2013) e outros. Como objetivo geral, preocupou-se em reconhecer a importância da teoria sociointeracionista de David Ausubel no processo de inclusão do aluno disléxico no ambiente escolar. Como objetivos específicos, espera-se por meio deste estudo conceituar e apresentar a dislexia enquanto transtorno específico da leitura; conhecer a complexidade do funcionamento do cérebro do disléxico e apresentar aspectos importantes na teoria sociointeracionista de David Ausubel como metodologia a ser utilizada com alunos disléxico. Desse modo, espera-se provocar um repensar por parte dos educadores, especialistas em Educação, estudiosos e pesquisadores sobre o fazer pedagógico em tempo contemporâneo, visando a operacionalização da Teoria em ações pedagógicas, movidas em benefício da formação do disléxico e sua permanência no ambiente escolar.

Palavras-Chave: Inclusão. Dislexia. Disléxico. Educação. Aprendizagem.


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