O COVID-19 e o Isolamento como Fatores de Potencialização de Transtornos Mentais

Mariana Fernandes Ramos dos Santos, Maria Eduarda A.A. Nolasco, Nívea Francisca da Rocha

Resumo


RESUMO: Em janeiro de 2020 a OMS (Organização Mundial de Sáude) anunciou o que mais tarde se tornaria uma pandemia causada pelo COVID-19. O que não foi previsto era o impacto deste vírus na vida de tanta gente. É de conhecimento geral os efeitos que o vírus possui sobre o corpo humano, afinal, tais sintomas forama única face do COVID-19 apresentada e direcionada toda preocupação. Apesar de ser pouco falado e ainda ser estudado, os impactos da quarentena e do vírus na saúde mental das pessoas precisam ser discutidos. E é isto que o artigo busca trazer, informações fidedignas de como esses 2 (dois) anos afetaram psicologicamente e subjetivamente a vida de cada indivíduo.

Palavras-chave:COVID 19, Isolamento, Transtornos Mentais, Psicologia, Pandemia.


Texto completo:

Sem título

Referências


ORELLANA, J.; PONTE, M. Fiocruz avalia excesso de suicídios no Brasil na primeira onda de Covid-19. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2022.

OPAS, Organização Pan-Americana de saúde. Pandemia de COVID-19 aumenta fatores de risco para suicídio. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2022.

PENSSAN, Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. p. 87. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2022.

OLIVETO, Paloma. Sequelas psicológicas também são duradouras nos casos de covid-19. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2022.

FAPESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Estudo mostra alta prevalência de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático após a COVID-19. Disponível em: . Acesso em 22 de ago. de 2022.

GUIMARÃES, Elian. Efeitos da pandemia na saúde mental. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2022.

OPAS, Organização Pan-Americana de saúde. Pandemia de covid-19 desencadeia aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2022.

TOLEDO, Karina. Estudo revela como pacientes desenvolveram problemas psiquiátricos pós Covid-19. Disponível em: < www.cnnbrasil.com.br>. Acesso em: 30 jun. 2022.

PONTES-RIBEIRO, Dulce. et al. Covid-19 em nova fase. Campos dos Goytacazes: Econtrografia, 2022.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário brasileiro de segurança pública. Edição: 2020, p. 28.

BARRETO, Ivana. et al. Colapso na Saúde em Manaus: o fardo de não aderir às medidas farmacológicas de redução da transmissão da COVID-19. BIREME - Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, São Paulo, p. 2, 2021. Disponível em: . Acesso em 01 de jul. de 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde/Fundação Oswaldo Cruz. Artigo analisa os impactos da Covid-19 na saúde mental. Disponível em: . Acesso em: 01 de jul. de 2022.

FARO, André. et al.. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Disponível em: . Acesso em: 02 de julho de 2022.

BARBA, Maria. et al. Síndrome de Burnout na Covid-19: os impactos na saúde dos trabalhadores da saúde. Brazilian Journal of Development, Curitiba, p. 4 , 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: