A hora e a vez da literatura: a formação de leitores nos últimos anos do ensino fundamental

Ângela Poz, Beatriz Ferreira do Nascimento Menezes, Filiphe Chagas de Lucas, Leidiani da Silva Mota, Theonila da Silva Chagas

Resumo


Por estar em crescente notoriedade e por constituir ação imprescindível à educação que visa à cidadania, a formação de leitores é o assunto deste artigo, que se propõe a analisar de forma sucinta sua prática, especificamente nos últimos anos do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano, destacando as contribuições das literaturas infantojuvenil e clássica. Apresenta-se, pois, uma revisão bibliográfica embasada principalmente em Costa (2009), Freire (2006), Foucambert (1994), Machado (2002), Maria (2009), Yunes (2009), entre outros, a fim de verificar esse processo de formação de leitores infantojuvenis, principalmente de literatura. A partir dessa pesquisa, pode-se perceber a importância de a escola ser responsável pela formação de leitores críticos, autônomos e letrados, reestruturando seus conceitos e práticas, se necessário, a fim de superar eventuais dificuldades e munir-se da literatura para a formação de jovens leitores.

 

Palavras-chave: Leitores. Formação. Escola. Literatura infantojuvenil. Poesia. Clássicos.


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