A hora e a vez da literatura: a formação de leitores nos últimos anos do ensino fundamental
Resumo
Por estar em crescente notoriedade e por constituir ação imprescindível à educação que visa à cidadania, a formação de leitores é o assunto deste artigo, que se propõe a analisar de forma sucinta sua prática, especificamente nos últimos anos do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano, destacando as contribuições das literaturas infantojuvenil e clássica. Apresenta-se, pois, uma revisão bibliográfica embasada principalmente em Costa (2009), Freire (2006), Foucambert (1994), Machado (2002), Maria (2009), Yunes (2009), entre outros, a fim de verificar esse processo de formação de leitores infantojuvenis, principalmente de literatura. A partir dessa pesquisa, pode-se perceber a importância de a escola ser responsável pela formação de leitores críticos, autônomos e letrados, reestruturando seus conceitos e práticas, se necessário, a fim de superar eventuais dificuldades e munir-se da literatura para a formação de jovens leitores.
Palavras-chave: Leitores. Formação. Escola. Literatura infantojuvenil. Poesia. Clássicos.
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