A Saga do Cavalo Indomado e o início da história do povoado de Parada de Deus: as mulheres submissas e indomáveis de Maria Alice Barroso

Ana Lucia Lima da Costa Schmidt, Camila Soreano da Silva Oliveira

Resumo


Dando continuidade à proposta de análises dos perfis femininos nos romances do “Ciclo Parada de Deus”, de Maria Alice Barroso, chegamos no romance A saga do cavalo indomado (1988), vencedor do prêmio Jabuti, hoje o prêmio master da Literatura Brasileira. Sendo o quarto livro do ciclo, o romance acaba sendo cronologicamente o primeiro, pois é ele que narra a saga dos Moura Alves iniciada por Chico das Lavras, também conhecido por Chico das Bestas, o fundador de Parada de Deus e primeiro na linhagem dos temíveis Moura Alves. Nesse meio tipicamente masculino, ganham destaque mulheres recatadas e subservientes bem como mulheres indomáveis que agora passaremos a analisar mais detidamente com o aporte teórico de SCHMIDT (2019) e WANDERLEY (2011)

Palavras-chave: autoria feminina – perfis femininos – Maria Alice Barroso


Texto completo:

Sem título

Referências


BARROSO, Maria Alice A Saga do Cavalo Indomado, Rio de Janeiro: Record, 1988.

FIORIN, José Luiz. 1993. Linguagem e ideologia, São Paulo, Ática.

SCHMIDT, Ana Lúcia Lima da Costa (org). Maria Alice Barroso, um nome para lembrar: a identidade regional de uma autora nacional. Rio de Janeiro: Autografia, 2019.

WANDERLEY. Marcia Cavendish. Mulheres – prosa de ficção no Brasil 1964-2010. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: