Educação Especial e Educação Inclusiva no Contexto das Políticas Públicas: uma revisão histórica e legal

Emilio Gabriel, Rogério Drago

Resumo


O presente artigo investiga os marcos legais da trajetória da educação especial e inclusiva no Brasil, partindo da Constituição Federal de 1988 até o Decreto nº 10.502/2020, tendo como objetivo identificar e refletir sobre os avanços e retrocessos legais ligados à educação de alunos público-alvo da educação especial na escola comum. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa documental e bibliográfica de obras que tratam da história da inclusão escolar de alunos com deficiência, bem como de atos legais produzidos entre 1988 e 2020 que se referem ao tema abordado. Concluímos que após cerca de três décadas de caminho inclusivo da educação especial, passando por governos neoliberais de direita e de esquerda, a ascensão dos ultraconservadoristas ao governo federal, em 2019, produziu a maior tentativa de retrocesso legal em relação à inclusão até os dias de hoje: o Decreto nº 10.502/2020, atualmente suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Palavras-chave: Educação Especial. Marcos Históricos. Marcos legais.


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