A Proposta de Redução de Danos como Ferramenta de Conscientização na Urgência Psiquiátrica

Mariana Fernandes Ramos dos Santos, Vinicius Castro Soares

Resumo


 A clínica de AD é diversificada, são divergentes os pontos de vista do tratamento, um lado a Abstinência (internação), o outro, a lógica da Redução de Danos (relação gradual). O fato é que na Urgência é o divisor, encaminha-se para a a internação ou realiza-se a conscientização. O artigo objetivou discutir a lógica da redução de danos na Urgência Psiquiátrica, ampliando a visão do consumo de drogas como uma questão de Saúde Coletiva e não restringindo ao usuário e sua dependência, mas ressaltando todas as relações que vivem a mercê do abuso de Substâncias. É importante que possamos analisar o abuso de substâncias como um fator além da subjetividade do usuário, mas algo que perpassa a gerações e contextos sociais, culturais e econômicos, para que a intervenção não se torne algo reduzido a institucionalização, visando a ressaltar o que foi construído para o sujeito ao longo da vida, preservando os laços sociais, comunitários, afetivos e sobretudo a identidade deste sujeito na promoção de uma Saúde Mental que seja ampliada.

 

PALAVRAS-CHAVE: Urgência Psiquiátrica, Álcool e outras Drogas, Saúde Mental, Redução de Danos.


Texto completo:

Sem título

Referências


AMARAL, R.A.; MALBERGIER, A.; ANDRADE, A.G. Manejo do paciente com transtornos relacionados ao uso de substância psicoativa na emergência psiquiátrica. Rev. Bras. Psiquiatria, v.32, s.2, p. S104-S111, 2010.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Practice guideline for the treatment of patients with substance use disorders, 2nd edition. In American Psychiatric Association Practice Guidelines for the Treatment of Psychiatric Disorders: Compendium 2006. Arlington, VA: American Psychiatric Association; 2006.

AZEVEDO, R.C.S., OLIVEIRA, K.D. Dependências de Substâncias Psicoativas: abordagens terapêuticas, In BOTEGA, J.N. Pratica psiquiátrica no hospital Geral: Interconsulta e Emergência, Artmed, 2012.

BRASIL. Lei nº 10.409, de 11 de janeiro de 2002. Dispõe sobre a prevenção, o tratamento, a fiscalização, o controle e a repressão à produção, ao uso e ao tráfico ilícitos de produtos, substâncias ou drogas ilícitas que causem dependência física ou psíquica, assim elencados pelo Ministério da Saúde, e dá outras providências. Disponível em . Acessado em: 15 Abril. 2021.

BULECHEK, GM; BUTCHER, HK; DOCHTERMAN, JM. Classificação das intervenções de Enfermagem. 5 ed. RJ: Elsevier, 2010.

CEBRID. Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. Livreto informativo sobre drogas psicotrópicas. São Paulo: UNIFESP, CEBRID, 2012.

MANTOVANI, C.; MIGON, M. N.; ALHEIRA, V. Manejo de paciente agitado ou agressivo. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 32, s. 2, p. 96-103, 2010.

MARLATT, G. A. Redução de Danos: estratégias para lidar com comportamentos de alto risco. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 1999.

NARDI, H. C.; RIGONI, R. Q. Marginalidade ou cidadania? A rede discursiva que configura o trabalho dos redutores de danos. Psicologia em Estudo, Maringá, PR, v.10, n.2, p. 165-173, Mai. 2005 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v10n2/v10n2a14.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.

NEVES, Elcione Alves Sorna. Drogas Lícitas E Ilícitas: Uma Temática Contemporânea. Orientador: Maria Luiza Segatto. 2010. 10 f. Monografia (Especialização em Dependencia Quimica) - Faculdade Católica de Uberlândia, Uberlândia, 2010

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE – OMS. Classificação de Transtornos Mentais e do Comportamento da CID - 10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Coord. Organiz. Mund. da Saúde. Tradução de Dorgival Caetano, Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

QUEVEDO, J.; SCHMITT, R.; KAPCZINSKI, F. Emergências Psiquiátricas. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 440p.; 21cm.

SODELLI, M. Repensando o Modelo de Redução de Danos. Uso de Drogas e Prevenção. Da desconstrução da postura proibicionista às ações Redutoras de Vulnerabilidade. São Paulo: IGLU, 2011.

SOOD TR, MCSTAY CM. Evaluation of the psychiatric patient. Emergency Medicine Clinics of North America, v. 27; n. 4, p.669-83, 2009

TOWNSEND, M.C. Enfermagem Psiquiátrica: conceitos e cuidados. 3ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002

UNODC - Nações Unidas: Escritório sobre Drogas e Crime. O Relatório Mundial sobre Drogas, 2009.

WORLD HEALTH ORGANIZATION[WHO]. Principles of drug dependence treatment. Geneva,CH: UNODC, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: