Gramática e Ensino de Língua: uma Reflexão Metalinguística.

Luciano Dias de Sousa, Abel Gomes Vieira

Resumo


 

Resumo: Professores de Língua Portuguesa têm, desde há muito, sofrido com críticas acerca das dificuldades e fracassos escolares no âmbito da leitura e produção de texto. Tais problemas são creditados, quase que impiedosamente, na conta dos mestres encarregados pelo ensino de língua. As críticas, na maioria das vezes, são embasadas no fato de os profissionais ensinarem, no decorrer das aulas, as regras da gramática normativa. Por outro lado, os professores se encontram repletos de dúvidas a respeito da correção, ou não, de suas práticas pedagógicas. Sendo assim, este artigo tem o objetivo de discutir a relação entre o ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa e o fracasso apresentado pelos alunos em relação à leitura, produção e interpretação de textos.

Palavras-chave: gramática; ensino; língua; metalinguagem; leitura.

  

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: