31 CRENÇAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO AMBIENTE ESCOLAR

Elisa Menezes Xavier, Juliana de Fátima Pimentel Gomes, Mônica Ribeiro Figueiredo, Sônia Maria Fonseca Souza

Resumo


Este artigo discute sobre as crenças a respeito de ensino-aprendizagem de língua inglesa no contexto escolar, e objetiva analisar e refletir sobre seu efeito. Esta investigação nos proporciona compreender as dificuldades existentes no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas estaduais no município de Bom Jesus do Itabapoana, RJ. Para a realização deste trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo em forma de questionário em escolas públicas com alunos e professores do terceiro ano do Ensino Médio. Concluída esta etapa, foram processadas as informações obtidas relevantes ao ensino de língua estrangeira no ambiente escolar e até que ponto as crenças se individualizam e se correlacionam. Como referencial teórico, utilizaram-se as produções de Barcelos (2013); Fettermann (2014); Leffa (1999); Paiva (2000-2005); Sarmento (2004) entre outros. Concluiu-se com a pesquisa que as diversas situações que a escola encontra, como salas superlotadas ou falta de recursos tecnológicos refletem no desenvolvimento das crenças criadas pelos professores, impossibilitando-os de elaborar aulas mais atrativas. Sendo assim, o professor necessita dissipar os paradigmas e motivar o aluno do valor desse saber; e, como resultado, desfazer as crenças dos alunos.

Palavras-chave: Crenças. Língua Inglesa. Escola Pública. Aluno. Professor.


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