O PAPEL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Pedro Henrique Caetano Figueira, Ricardo de Araujo Rodrigues, Silvana Duarte Gonçalves dos Santos, Kassio de Souza Ferreira Estanislau, Paulo Jonas dos Santos Junior

Resumo


RESUMO O foco deste estudo é refletir sobre o papel do professor de História diante da inserção das novas tecnologias de informação e comunicação no âmbito escolar. Busca-se analisar o uso das mídias no ensino de História, refletir sobre o papel das tecnologias na educação, bem como sobre a formação dos professores perante os recursos midiáticos na disciplina de História. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, em que foram consideradas as contribuições de autores como Schmidt (2004), Arruda (2004) e Freire (1997), entre outros. Procurou-se frisar que a sociedade não teria alternativa, senão a de aceitar o impacto das mudanças provocadas pela inovação tecnológica. Daí a importância de adequar-se a essas transformações, uma vez que as Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, são apresentadas como uma solução rápida e fácil para complexos problemas históricos, muito embora não haja um consenso sobre que tipo de mudança seria essa, mesmo com a aquisição e o uso de novos instrumentos. Entretanto, o cenário das tecnologias na educação revela um grande desafio para os educadores, pois esse processo ainda se encontra no início. Ao longo do texto, serão apresentadas fundamentações que visam um ensino de qualidade, conectado com o cotidiano e que acompanha o movimento de modernização pelo qual a educação tem se deparado. Concluiu-se que as entradas das TIC nas escolas devem estar voltadas para uma educação que vise à democratização de oportunidades educacionais e de acesso ao saber e à redução das desigualdades sociais.

Palavras-chave: Aluno. História. Ensino. Professor. Tecnologias.


Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: