CONTABILIADE AMBIENTAL: Nível de Conhecimento dos Profissionais da Área Contábil de Itaperuna.

Valéria Apolinário Andrade, Rafael Silva Santos, Jesuína Figueira Cezar

Resumo


Trata-se de um estudo que visa investigar o nível de conhecimento dos profissionais da área contábil sobre a Contabilidade Ambiental nas empresas, e como esses profissionais avaliam a contribuição da Ciência Contábil para a Sustentabilidade e Gestão Ambiental. A pesquisa foi realizada em Itaperuna-RJ e comparou seus resultados com a pesquisa de Martendal (2013) realizada em Florianópolis-SC. O método utilizado foi o de Survey, oquestionário estruturado teve 16 perguntaspara obter respostas baseadas na escala Likert e 1 pergunta aberta. Foi constatado que muitos dos profissionais da Contabilidade não possuem um conhecimento satisfatório sobre o tema. Os resultados foram parecidos com os do estudo comparado. Entretanto, a maioria dos entrevistados concorda e está cientede que o adequado registro contábil dos eventos ambientais pode contribuir para um melhor gerenciamento dos recursos aplicados.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, João Henrique Medeiros de. etal..Demonstrações Contábeis: Um Estudo da Contribuição à Tomada de Decisões Ambientalmente Saudáveis. In: Engema – Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 9, Curitiba, 9, 2007.

BABBIE, Earl. Métodos de Pesquisa de Survey. 1 ed. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: Conceitos, Modelos e Instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2004.

CARVALHO, G.M.B de. Contabilidade Ambiental: teoria e prática. 2 ed. Curitiba: Juruá, 2012.

CEZAR, Jesuina Figueira; SILVA JÚNIOR, Annorda.A relação entre a responsabilidade social e ambiental com o desempenho financeiro: um estudo empírico na Bovespa no período de 1999 a 2006. In: Congresso anual da associação nacional de programas de pós-graduação em ciências contábeis. São Paulo: ANPCONT, 2008.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, J. Carlos. Introdução à teoria da Contabilidade – Para o nível de graduação. 3° Edição. São Paulo: Atlas, 2002.

IBRACON. Normas e procedimentos de auditoria. NPA 11 – Balanço e Ecologia. 1996. Disponível em: .Acesso em: 12 de junho de 2015.

KRAEMER, Maria E. P. A Contabilidade como Instrumento de GestãoAmbiental. 2005. Gestiopolis, Colômbia, 2002. Disponível em: . Acesso em: 22 de março de 2015.

LOPES, B. Alexsandro; MARTINS, Eliseu. Teoria da Contabilidade – Uma nova Abordagem. São Paulo: Atlas, 2007.

MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 8° Ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MASCARENHAS, Sidnei A. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

__________________. Análise das demonstrações contábeis. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MACIEL,Carolina V.; LAGIOIA, Umbelina Cravo T.; LIBONATI, Jeronymo José; RODRIGUES, Raimundo N. Contabilidade ambiental: um estudo exploratório sobre o conhecimento dos profissionais de contabilidade.Revista Contemporânea de Contabilidade (RCC),v. 6, n. 11, p. 137-158, Jan/Jun, 2009.

MARTENDAL, Alair;UHLMANN, Vivian O.; VIEIRA, Eleonora M. F.; PFITSCHER, Elisete Dahmer. Contabilidade Ambiental: nível de conhecimento dos profissionais contábeis da grande Florianópolis. Revista Enfoque Reflexão Contábil. v. 32, n. 1, p. 29-47, Jan/Abr, 2013.

NOSSA, Valcemiro; Jesuina Figueira Cezar, Annor da Silva Júnior, Silvania Neris Nossa. A Relação entre o retorno anormal e a responsabilidade social e ambiental: um estudo empírico na Bovespa no período de 1999 a 2006. BBR – Brazilian Business Review, Vitória, v. 6, n. 2, p. 121-136, maio/ago. 2009.

PAIVA, Paulo R. de. Contabilidade Ambiental. São Paulo: Atlas, 2006.

PFITSCHER, Elisete, D. Gestão e sustentabilidade através da contabilidade e controladoria ambiental: estudo de caso na cadeia produtiva de arroz ecológico. Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. 2004.

QUEIROZ, E.L.S. A Contabilidade como um Instrumento de Gestão Ambiental Empresarial e sua Contribuição a Melhoria da Qualidade de Vida Planetária. Revista Pensar Contábil – CRC/RJ. Rio de Janeiro, 2000.

RIBEIRO, Maísa de Souza. Contabilidade e Meio Ambiente. Dissertação (mestrado). FEA/USP,1992.

__________________. Custeio das atividades de natureza ambiental. 1998. 241 f. Tese (Doutorado em Contabilidade) – FEA/USP, 1998.

__________________. Contabilidade ambiental. São Paulo: Saraiva, 2005.

__________________. O tratamento contábil dos créditos de carbono. Ribeirão Preto, 2005.

ROSA, S. Fabrícia; LUNKES, J. Rogério. Revolução verde: a gestão ambiental auxiliando a transformar o fantasma da poluição ineficiente em vantagem competitiva. IX Congresso Internacional de Custos - Florianópolis, SC, Brasil; 2005.

TINOCO, João E. P; KRAEMER, Maria E. P. Contabilidade e Gestão ambiental. São Paulo: Atlas, 2004.

__________________. Contabilidade e Gestão Ambiental. 3 ed. São Paulo: Atlas, 201.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: