MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES INTERNOS DE UMA UNIDADE DA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE PERNAMBUCO: UM ESTUDO NA AGÊNCIA DA RECEITA ESTADUAL DE SERRA TALHADA

Leonardo Rodrigues Ferreira, Natália Inácio de Moura

Resumo


O presente trabalho apresenta os indicadores de motivação dos colaboradores internos de uma unidade da secretaria da fazenda na cidade de Serra Talhada no estado de Pernambuco. De inicio foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o assunto motivação, buscando elencar os principais autores sobre a temática, com foco nas teorias motivacionais, em seguida, se buscou conhecer um pouco mais sobre a organização em estudo, ou seja, a unidade da secretaria da fazenda do estado de Pernambuco na cidade de SerraTalhada. Quanto à metodologia se utilizou a pesquisa descritiva com o levantamento de informações sobre os colaboradores, bem como foram aplicados questionários sobre a motivação na empresa com ênfase nas teorias motivacionais. Os resultados apurados demostram o perfil sociocultural dos empregados e elencam o grau de satisfação motivacional dos mesmos em relação ao seu trabalho. Foram elaboradas propostas de intervenção baseados nos resultados apontados pela pesquisa que indicadores motivacionais e higiênicos que demostraram os pontos mais importantes a serem melhorados na instituição. Por fim nas considerações finais é possível perceber que algumas atitudes da gestão podem reduzir ou mitigar a falta de motivação funcional, que a motivação acontece por diversas formas, desde o reconhecimento, a descontração, a colaboração coletiva entre outros aspectos que tragam benefícios para todos.


Texto completo:

PDF

Referências


CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. Ed.- Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª Ed.- São Paulo: Atlas, 2008.

MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, I.F. Gouveia de. Teoria Geral da Administração. 3. Ed.- São Paulo: Pioneira. Thomson Learning, 2006.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11. Ed.- São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SEFAZ/PE – Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. Disponível em: Acesso em: 02 maio 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: