A INFLUÊNCIA DOS PADRÕES DE BELEZA VEICULADOS PELA MÍDIA, COMO FATOR DECISÓRIO NA AUTOMEDICAÇÃO COM MODERADORES DE APETITE POR MULHERES NO MUNICÍPIO DE MIRACEMA-RJ

Josileyde Ribeiro Dutra, Sonia Maria da Fonseca Souza, Marina Chiesa Peixoto

Resumo


O uso de medicamentos sem a devida orientação de um profissional de saúde pode acarretar diversos resultados adversos e indesejáveis para o usuário. Entre os efeitos já relatados pela literatura especializada observa-se o mascaramento de graves sintomas pertencentes a algumas doenças, sendo ainda possível em certos casos o agravamento do quadro clínico. Os moderadores de apetite consistem em drogas sintéticas que em sua maioria são derivados anfetamínicos que atuam diretamente sobre o Sistema Nervoso Central.  Atualmente é cada vez maior a busca pelo ideal estético de corpo perfeito veiculado pela mídia. Nesse intento é comum observar pessoas que não respeitam os limites de seus corpos e de sua saúde tentando alcançar, a qualquer custo, esse padrão de beleza, sendo este geralmente magro e esbelto. Ao realizar a pesquisa quantitativa através de questionário foi possível notar que a faixa etária e o gênero mais atingido pelos padrões de beleza instituídos pela mídia, são as mulheres entre 25 e 50 anos que fazem uso principalmente da anfetamina e dos derivados anfetamínicos, geralmente de dois a seis meses, e grande parte das entrevistadas apresentaram reações adversas a esses medicamentos.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA. REDUCTIL, cloridrato de sibutramina monoidratado. Disponível em: . Acesso em: 17 de mai de 2013.

AZEVEDO, Shirlaine Nascimento de. Em busca do corpo perfeito: um estudo do narcisismo. Curitiba: Centro Reichiano, 2007. Disponível em: . Acesso em: 28 de abr de 2013.

BRASIL. Lei no 5.991, de 17 de dezembro de 1973. Disponível em: . Acesso em 15 de abr. de 2013.

BRASIL, ANVISA. Avaliação de Eficácia e Segurança dos medicamentos Inibidores de Apetite. Disponível em: . Acesso em: 19 de abr de 2013.

BRASIL, Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Obesidade. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL, ANVISA. RESOLUÇÃO - RDC Nº52, DE 6 DE OUTUBRO DE 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 de mai de 2013.

CAETANO, Caroline et al. Obesidade e Aspectos Psicológicos: Maturidade Emocional, Auto-conceito, Locus de Controle e Ansiedade. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2005.

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA – SP. Audiência Pública em 9/10 debaterá a proibição dos medicamentos inibidores de apetite. Medida completou um ano. Disponível em: . Acesso em: 23 de mai de 2013.

SNC FINKEL, Richard; CUBEDDU, Luigi X.; CLARK, Michelle A. Farmacologia Ilustrada. São Paulo: Artmed, 2010.

GOODMAN & GILMAN. As bases Farmacológicas da Terapêutica. Editora MAC GRAW HILL, 2010.

GODOY-MATOS, A. F.; OLIVEIRA, J. Sobre peso e Obesidade: Diagnóstico (2004). Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Projeto Diretrizes. Disponível em: . Acesso em: 23 de mai de 2013.

MACHADO, Lívia. Entenda o mecanismo de ação da sibutramina e das anfetaminas (2011). Disponível em:

MELO, Cristiane Magalhães de; OLIVEIRA, Djenane Ramalho de. O uso de inibidores de apetite por mulheres: um olhar a partir da perspectiva de gênero. Ciência e saúde coletiva, 16(5), p. 2523 – 2532, 2011.

MINISTERIO DA JUSTIÇA DO BRASIL. Anfetaminas. Disponível em: . Acesso em: 01 jan. 2005.

NOVELLI, Gisele Marina et al. Auto medicação em universitários da fundação educacional de Fernandópolis e não universitários de um bairro do município de Marinópolis - SP. Monografia, 2011, 47f. Fundação Educacional de Fernandópolis, Faculdades Integradas de Fernandópolis, Fernandópolis.

SANTOS, Thais Carvalho; CARRAPATO, Josiane Logizia. As consequências do uso de substâncias psicoativas no aspecto biopsicossoacial. Revista Eletrônica da Toledo Presidente Prudente, São Paulo, n., p.6-7, 01 jan. 2002.

SILVA, Alexandra et al. Fatores de risco nos distúrbios do equilíbrio corporal e da audição em universitários: prevalência de comorbidades e uso de medicamentos. Disponível em: . Acesso em: 13 de abr. de 2013.

SILVA, Jennyff L.; SOUZA, Hudson W. O.; SANTOS NETO, Marcelino. A importância do profissional farmacêutico no combate à automedicação no Brasil. Revista Eletrônica de Farmácia, vol 5(1), 67-72, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: