Os encontros e desencontros do ensino presencial, a distância e remoto em tempos de Covid-19

Sonia Maria da Fonseca Souza, Clodoaldo Sanches Fofano, Lucas Capita Quarto, Eliana Crispim França Luquetti, Fernanda Castro Manhães

Resumo


Este artigo objetiva identificar as diferenças entre ensino presencial, a distância e a atividade educacional remota emergencial, com vistas a desconstruir possíveis confusões entre esses conceitos. Devido à pandemia provocada pela Covid-19, na educação básica crianças, adolescentes e jovens tiveram aulas suspensas por tempo indeterminado; nas universidades públicas e privadas os universitários e pós-graduandos, além dos estudantes da educação tecnológica, também tiveram aulas suspensas por tempo indeterminado; professores foram dispensados das atividades escolares e acadêmicas para fazer trabalho remoto. Metodologicamente, esta pesquisa é exploratória, dedutivo e documental a fim de alcançar os objetivos propostos, ancorada em um estudo do tipo bibliográfica de base qualitativo, fundamentado em material já elaborado, composto de livros e artigos científicos. Portanto, em relação à experiência vivenciada no país, para enfrentar o novo coronavírus, a escola por ser um espaço de formação das novas gerações para a integração social, cultural e econômica, não pode prescindir de saberes e práticas vinculadas ao uso e apropriação de tecnologias digitais. Neste caso, surge ensino remoto como possibilidade mesmo para quando passar a crise decorrente da pandemia, e não como substituição do ensino presencial. A ideia é a do ensino remoto como uma terceira via, a par do ensino presencial e da educação a distância.


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