E TUDO JÁ ESTAVA ESCRITO: cabe-nos, apenas, acertar

MARCIO DE OLIVEIRA MONTEIRO

Resumo


Resumo: Em meio a um cenário profético em que a precognição, a clarividência, a audiência e mesmo a comunicação direta sinalizaram verdades futuras e que serviram de base religiosa para o povo hebreu este estudo tem como proposta maior entender de que modo as profecias bíblicas encontram-se relacionadas aos princípios do determinismo tendo por base os conceitos reencarnacionistas? Desta forma busca-se dentro de todo o texto provocar uma ida e volta atemporal onde se vislumbra Velho e Novo Testamento seguido, sempre, de um pensar crítico e analítico dos fatos inter-relacionando-os, oferecendo sentido aos acontecimentos que se vistos isoladamente passam por desapercebidos. Nesse intuito, este trabalho objetiva discutir a relação das profecias bíblicas aos princípios do determinismo tendo por base os conceitos reencarnacionistas a partir do indivíduo. Este indivíduo que se confunde em meio a personagem e protagonista de uma construção espiritual que prima e se fundamenta nas bases da Lei de Causa e Efeito. Trata-se, portanto, de um chamado ao encontro do homem novo com uma leitura que transcende o material potencializado em cada ser humano.

 

Palavras-chave: Jesus, teologia, reencarnação.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ARMOND, Edgar. Os exilados de capela. Edgar Armond. 3. ed. São Paulo: Editora Aliança, 1999. 176 p.

ASTOR, Ray Yaakov. Reencarnação e Tradição Judaica (5779). Estudo para 12 de julho de 2019 – 09 de Tamuz de 5779 por adminem 07/07/2019 em Estudos. Disponível em https://pneior.org.br/reencarnacao-e-tradicao-judaica-5779-estudo-para-12-de-julho-de-2019-09-de-tamuz-de-5779/. Acesso em 18 ago. 2019.

ASTOR, Ray Yaakov. Mashiach e a Ressureição. Disponível em http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/ressurreicao/home.html. Acesso em 18 ago. 2019.

BARCELLI, CARLOS ANTONIO. Reencarnação no mundo espiritual/ [pelo espírito] Inácio Ferreira. 1. ed. Uberaba, MG: Livraria Espírita Edições “Pedro e Paulo”, 2008.

DUROZOI, G. e ROUSSEL, A. Dicionário de Filosofia. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.

PIRES, J. Herculano. O evangelho segundo o espiritismo: contendo a explicação das máximas de Jesus Cristo, sua concordância com o espiritismo e sua aplicação às diversas situações da vida. Allan Kardec: tradução de J. Herculano Pires, 62. ed. São Paulo – LAKE, 2006.

MACIEL, Willyans. Determinismo. Disponível em https://www.infoescola.com/filosofia/determinismo/ Determinismo. Acesso em 03 ago. 2019.

MIRANDA, Hermínio C. A reencarnação na bíblia. 8 ano. São Paulo: Editora Pensamentos, 1981.

NEGRO, MAURO. Profetas e Profetismo: identidade e missão. Revista de Cultura Teológica – v.17 – n. 67 – Abr/Jun 2009.

NOVO TESTAMENTO. 19. ed. São Paulo: Ave Maria LTDA, 1981.

RIBEIRO, Guillon (Trad.). O livro dos espíritos: filosofia espiritualista. [Tradução de Guillon Ribeiro]. 93. ed. 1. Imp. (Edição Histórica) – Brasília: FEB, 2013.

VIDIGAL, Pe. José Raimundo (Trad.) BÍBLIA SAGRADA DE APARECIDA. 21. ed. São Paulo: Editoras Santuário, 2018.

XAVIER, Francisco Cândido. Missionários da Luz/ [pelo espírito] André Luiz. 11. ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira – Departamento Editorial, 1978.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: