ANA CRISTINA CESAR: uma análise da estética confessional e do jogo de linguagem de uma poetisa marginal

Clodoaldo Sanches Fofano, Alcione Candido da Silva, Eliana Crispim França Luquetti

Resumo


O presente artigo objetiva analisar a obra da escritora Ana Cristina Cesar sob aspectos que evidenciam características que a denominam poetisa marginal, pertencente à geração mimeógrafo, com atenção especial à estética confessional e ao jogo de linguagem da autora. Essa mulher, carioca, poetisa, jornalista, tradutora e crítica literária que surgiu na literatura brasileira na década de 70, foi uma das principais representantes do movimento literário conhecido como Geração Mimeógrafo com a poesia marginal. Na construção deste estudo, realizou-se pesquisa bibliográfica de base qualitativa por meio de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado. Assim, este artigo faz uma abordagem da obra da autora, de forma que evidencia o enfrentamento a um silêncio imposto, principalmente, aos oprimidos socialmente. Ana Cristina Cesar enfrentou a censura imposta pelo momento político no Brasil: a ditadura militar, sem deixar de imprimir a marca dela, ao valorizar o coloquialismo e a experiência vivida no cotidiano que contrariava todas as regras e tradições da sociedade naquela época.


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