DA INFÂNCIA À REFORMA: UM PANORAMA SOBRE A VIDA DE MARTINHO LUTERO

Paulo Jonas dos Santos Júnior, Magno Lessa Do Espírito Santo, Silvana Duarte Gonçalves dos Santos

Resumo


A Reforma Protestante é um fato histórico que mudou os paradigmas da humanidade. Ela não pode ser tratada como um acontecimento isolado na Alemanha, uma vez que, o que de fato ocorreu foram movimentos reformadores por toda a Europa, com reflexos em todo o mundo. No dia 31 de outubro os protestantes comemoram a Reforma. Essa data, segundo a história cristã, marca o dia em que Lutero defendeu suas ideias, às portas da igreja do castelo de Wittenberg, em 1517. Logo, ao notar a importância de Martinho Lutero para a tradição protestante, o presente artigo se propõe analisar a vida e a trajetória desse personagem, bem como a sua infância, a formação educacional, suas motivações, a formação agostiniana, o seu posicionamento frente aos bispos e, por fim, fazer uma breve apresentação de sua teologia. A metodologia adotada para este estudo foi a de revisão bibliográfica, e ao final foi possível compreender diversos princípios elementares que compõem a história do Cristianismo.


Texto completo:

PDF

Referências


BRIDGE, Donald. PHYPERS, David. Águas que dividem: uma reflexão sobre a doutrina do batismo. São Paulo: Editora Vida, 2005.

CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos séculos: Uma história da Igreja Cristã. 2. Ed. São Paulo: Vida Nova, 2008.

GONZÁLEZ, Justo L. História Ilustrada do Cristianismo: a era dos reformadores até a era inconclusa. 2. Ed. São Paulo: Vida Nova, 2011.

HELLERN, Victor. NOTAKER, Henry. GAARDER, Jostein. O Livro das Religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

LAWSON, Steven. A heroica ousadia de Martinho Lutero. São Bernardo do Campo: Fiel, 2013.

LUTERO, Martinho. As 95 teses e a essência da Igreja. São Paulo: Vida, 2016.

MADUREIRA, Jonas. Introdução ao pensamento de Martinho Lutero. In: LUTERO, Martinho. Uma coletânea de escritos. São Paulo: Vida Nova, 2017.

NICHOLS, Robert Hastings. História da Igreja Cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.

PRESS, Gaudium. A Escada Santa está em reforma. 2018. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2020.

SACHSEN. Statistische Landesamt Sachsen. 2012. Disponível em:< https://web.archive.org/web/20130618154504/http://www.statistik.sachsen-anhalt.de/download/stat_berichte/6A102_hj_2011_02.pdf> Acesso em: 02 mar. 2020.

SANTOS JÚNIOR, Paulo Jonas dos; ROSA, André Luis da. Experiência religiosa: da Reforma Protestante ao avivamento pentecostal. Encontros Teológicos: Reforma ontem e hoje, Florianópolis, v. 31, n. 2, p.235-252, ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 05 dez. 2016.

OLSON, Roger. História da Teologia Cristã. São Paulo: Editora Vida, 2001.

STEYER, Walter O. Da igreja cristã primitiva até a Reforma. In: KUCHENBECKER, Valter (org). O homem e o sagrado: a religiosidade através dos tempos. Canoas: ULBRA, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: