A DESCRIÇÃO MEMORIALÍSTICA E A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA: “Terra Prometida e Povo de Eleição” no livro do Major Porphírio Henriques

tais de cassia badaro alves

Resumo


Este artigo analisa o discurso memorialista do Major Porfírio Henriques no livro “ A Terra da Promissão” – fonte a que mais se recorre para a obtenção de dados para a história de Itaperuna. Como partícipe dessa história, Porphírio Henriques fez de seu livro o depositário da memória e das tradições das classes conservadoras – segmento relacionado à lavoura – que buscavam afirmar-se e projetar Itaperuna como pólo cafeeiro no âmbito estadual e nacional na década de 1920. Desse modo, pretende-se articular texto e contexto a fim de caracterizar-se a posição discursiva do sujeito para uma análise qualitativa da obra de acordo com a perspectiva de que os discursos são socialmente determinados (FIORIN,1993; ORLANDI, 1999; PÊCHEUX, 2002; BARROS, 2003). Por meio deste estudo, verificou-se a produção de uma rede de significados atribuídos à história de Itaperuna, expressa nos eixos “Terra Prometida e povo de eleição”, especialmente pela relação que se estabeleceu entre o Major Porfirio Henriques e as elites locais, no contexto de pesquisa.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Taís de C. B. “ O Legado da Tradição: um olhar sobre Itaperuna – análise do livro ‘A Terra da Promissão’do Major Porphírio Henriques”. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Severino Sombra (USS) – Vassouras: RJ. 2005.

ANDRADE, Everardo Paiva de. A riqueza do café de pobre: produção cafeeira no extremo noroeste fluminense (1890-1930). notas para um projeto de pesquisa, UFF, 1987.

BARROS, José D’Assunção. História Cultural: um panorama teórico e historiográfico. In: Textos de História da UNB. V. II, n.1,2. 2003.

BERNSTEIN, Serge. L’historien et al. culture politique. Vingtième Siècle - Revue d’Histoire, n. 35, p. 69, juil/sept. 1992.

FERREIRA, Marieta de Moraes. Em busca da Idade de Ouro: as elites políticas fluminenses na Primeira República (1889-1930). UFRJ/Edições Tempo Brasileiro, 1994.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e Ideologia. 2 ed. São Paulo, 1993.

HENRIQUES, Porphírio. A Terra da Promissão. Rio de Janeiro: Aurora, 1956.

HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. (orgs.). A invenção das tradições. 3 ed. São Paulo, Paz e Terra, 1997.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. I e II vol..Lisboa (Portugal): Edições 70, 2000.

MOTTA, Marcia Maria Menendes. História e Memória. In: MATTOS, Marcelo Badaró (org.). História Pensar & Fazer. Rio de Janeiro. LDH, 1998. p. 75, 76.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas (São Paulo): Pontes; 1999.

PÊCHEUX, M. O Discurso: estrutura ou acontecimento. 3a ed. Campinas (São Paulo): Pontes; 2002.

PENNA, Lincoln. História: Apreensão ou Construção de Realidades? In: Revista do Mestrado de História da Universidade Severino Sombra (USS). v. 4 n. 2. Vassouras/RJ: 2001/2002, p. 138, 139.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como Missão. Tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: