PEDAGOGO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES – ATUAÇÃO DO PEDAGOGO JUNTO AO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSICIAL INFANTO- CAPS I

Luciano Dias de Sousa, Flávio Aparecido de Almeida, Neide Aparecida Dutra

Resumo


A atenção saúde mental da criança e do adolescente ficava a cargo das benevolências das instituições filantrópicas e religiosas. Com o movimento da reforma psiquiátrica e da promulgação da lei nº 10.216 de 2001, surgiu uma nova política de atenção à saúde mental para crianças e adolescentes, o que garantiu a esses usuários uma equidade e uma humanização no tratamento. Enquanto componente da equipe multidisciplinar do CAPSI, o pedagogo tem que ser capaz de preparar a criança ou o adolescente para enfrentar as adversidades da vida capacitando-os a transformar as condições em que vivem. O presente trabalho tem o intuito de analisar a atuação do pedagogo em ambientes não escolares, no caso em questão, CAPSI, a partir do relato de práticas pedagógicas na instituição.

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