UTILIZAÇÃO DO AVA MOODLE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PLATAFORMA EM UMA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS HUMANAS VOLTADA À SAÚDE

José Carlos Chaguri Jr, Cristiano Manhães de Oliveira, Edson Terra Azevedo, Marcelo David Siliprande, Jailton Junio Ribeiro Fontes

Resumo


Informática Aplicada à Saúde é uma das disciplinas do projeto pedagógico do curso de Medicina da Universidade Iguaçu/UNIG – Itaperuna, ministrada diante da emergente necessidade da aprendizagem multimídia na área da educação e saúde. Como forma de familiarizar os acadêmicos a realidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi proposto aos professores em reunião de coordenação, do curso de medicina a utilização da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) . Na área da Educação, a Internet abriu um universo de possibilidades de acesso a informações, antes restritas as bibliotecas das universidades. Se o dia-a-dia é cercado por redes sociais com aplicativos como Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube e outros, a sala está restrita a aula expositiva e métodos de ensino-aprendizagem tradicionais, por isso é necessário se adaptar à nova realidade, ao perfil deste estudante e utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para despertar o interesse deste para o aprendizado. O Moodle é uma plataforma de aprendizagem online que possibilita a interação e colaboração entre estudantes, e destes com os professores através de ferramentas como e-mail, mensagens instantâneas, fórum, blog, wiki, videoconferência. Permite também organizar e compartilhar informações em diversas mídias como arquivos, vídeos, áudio, páginas html entre outros. Posto isto, o objetivo do presente trabalho é mostrar a utilidade do Moodle na era atual e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. A apresentação da experiência de intercalar aulas presenciais de Fundamentos Filosóficos, uma disciplina optativa do curso de medicina, com a corroboração de práticas virtuais através da plataforma também é foco do trabalho. Como a proposta híbrida docente funcionou? A não centralização das atividades na pessoa do professor ajudou na reflexão filosófica, do discente? Até que ponto foi usada a metodologia ativa? Docente e discente se mostraram beneficiados? Por fim, a práxis do AVA, em construto.


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