USO E POSIÇÃO DO ADJETIVO: uma análise contrastiva nas línguas portuguesa e inglesa

Camila Féres Valinho, Gabriela Peres Chagas, Polyanna Pires Gomes, Sonia Maria Fonseca Souza

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar as diferenças nas ocorrências com relação à ordenação referente ao adjetivo nas línguas portuguesa e inglesa. O estudo em questão trata das semelhanças e das diferenças presentes em ambas as línguas quanto à definição, ao uso, à classificação e à ordenação do termo adjetivo dentro de um sintagma nominal. Este artigo toma como base as gramáticas de língua portuguesa, como as do Bechara (2009), Azeredo (2010), Cunha; Cintra (2008) e gramáticas de língua inglesa como as de Parrot (2009) e Collier Macmillan (1975), além de artigos referentes ao tema. Através da pesquisa realizada chegou-se à conclusão de que existem divergências entre ordenação sintática com relação ao termo adjetivo na língua portuguesa e na língua inglesa assim como existem semelhanças. Portanto, o aprendiz de uma dessas línguas não pode deter-se somente em conhecer as palavras, mas também ter conhecimento a respeito da estrutura idiomática e da construção de orações segundo a gramática tradicional.


Texto completo:

PDF

Referências


ADJETIVE. In: English Dictionary. Cambridge University Press, 2015. Disponível em Acesso em 24 de ago. 2015.

ADJETIVE. In: English Dictionary. Collins, 2015. Disponível em Acesso em 24 de ago. 2015.

ADJETIVE. In: English Dictionary. Macmillan, 2015. Disponível em Acesso em 24 de ago. 2015.

ADJETIVE. In: English Dictionary. Oxford, 2015. Disponível em Acesso em 24 de ago. 2015.

AZEREDO, José Carlos de. Fundamentos de Gramática do Português. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

COLLIER MACMILLAN ENGLISH PROGRAM. A Practical English Grammar. 4. ed. Filipinas: English Language Services Inc. Macmillan Publishing Co., 1975.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2008.

GARCIA, Afrânio da Silva. Deslocamento de adjetivos no sintagma nominal do português. 2010. 24 f. (p. 41 a 64). Rev. Soletras, Ano X, n. 20, jul./dez.2010 - Suplemento. São Gonçalo: UERJ.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; SILVA, Maria Cecília Pérez de Souza e. Linguística aplicada ao português: morfologia. São Paulo: Cortez, 2003.

MILANEZ, Maria Kassimati. A interpretação dos sintagmas nominais com adjetivos atributivos com alunos do inglês instrumental. 2009. 158 f. Dissertação (Pós Graduação em Estudos da Linguagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Natal, Rio Grande do Norte, 2009.

PARROTT, Martin. Grammar for English Language Teachers. 14. ed. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2009.

QUIRK, Randolph; GREENBAUM, Sidney. A University Grammar of English. 16. ed. Harlow, England: Longman House (Longman Group), 1986.

VASCONCELOS, Sérgio Paulo Gomes de. Problemas no ensino de adjetivos e locuções adjetivas para estrangeiros. In: II Congresso de Letras da UERJ/FFP, 2005, São Gonçalo. Anais do II Congresso de Letras da UERJ/FFP, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: