A CULTURA NEGRA EXALTADA PELA ACADEMIA DO SAMBA (SALGUEIRO)

Rui Junio Fonseca dos Santos

Resumo


Este presente artigo tem por objetivo, refletir sobre a desvalorização da cultura negra e de personagens negros na vida acadêmica, no período histórico brasileiro em que se buscava supervalorizar o branqueamento da sociedade brasileira. Em contrapartida, as escolas de samba, que tem origem na cultura afro-brasileira, através de seus enredos, sambas e desfiles introduziu a valorização do negro, de sua cultura e de seus personagens históricos. No recorte para este artigo escolheu-se a escola de Samba Acadêmico do Salgueiro que na década de 1960 foi responsável por uma “revolução” estética nos desfiles cariocas com uma forte influência da cultura negra. Deste modo, a finalidade deste artigo é fazer a analogia entre desvalorização da academia formal em relação ao negro e sua cultura e a academia do samba (Salgueiro) que trouxe a valorização deste negro para sua comunidade (Morro do Salgueiro) e para seus desfiles. É um trabalho metodologicamente estruturado por uma pesquisa bibliográfica, por meio de fontes históricas que embasam este estudo.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Martha; MATTOS, Hebe. Festas e lutas políticas: das festas do 13 de maio às festas do Quilombo de São João da Serra, RJ, 1888-2011. In: ___. Cultura, festas, carnavais e patrimônios negros. Niterói: Eduff, 2018.

ALBERTI, V. História oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1990.

ALBUQUERQUE, Wlamyra; FRAGA FILHO, Walter. Os dilemas de dois autores frente a uma história do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-orientais: Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

ALVES, Reinaldo Bruno Batista. Não fomos catequizados, fizemos foi carnaval: desfile das escolas de samba com ferramentas para divulgação científica. 78f. Curso de Bacharelado em Biblioteconomia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.

ARAÚJO, Ari. As escolas de samba: um episódio antropofágico. Petrópolis: Vozes, 1978.

ASSUNÇÃO, Mathias; ABREU, Martha. Da Cultura Popular à cultura negra. In: ___. Cultura, festas, carnavais e patrimônios negros. Niterói: Eduff, 2018.

BAKHTIN, Mikhail. “Apresentação do problema” in: _________. A Cultura popular na Idade Média e no Renascimento: Contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2008, pp 1 – 50.

CABRAL, Sérgio. As escolas de samba do Rio de Janeiro. 2 ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2004.

CAÇÃO, Felipe Quantim B.; REZENDE FILHO, Cyro de Barros. Papel dos escravos negros após a abolição. Revista Semina, São Paulo, v. 9, nº 2, 2010.

CASTRO, Maria Laura Viveiros. O Ciclo do Salgueiro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 13 fev. 1999. Caderno Antropologia, p. 2. Disponível em: https://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19990213&printsec=frontpage&hl=pt-BR. Acessado em: 21 de agosto de 2018.

CORRÊA, Carlos Humberto. História oral, teoria e técnica. Florianópolis: UFSC, 1978.

COSTA, Haroldo. Salgueiro 50 anos de glória. Rio de Janeiro: Record, 2003.

______, Haroldo. Salgueiro: Academia do Samba. Rio de Janeiro: Record, 1984.

DANTAS, Regina M.M.C. Quando um museu dá samba: a popularização do Museu Nacional da UFRJ no Carnaval carioca. In: OLIVEIRA, Antonio J.B. (Org.). A Universidade e Lugares de Memória. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

ESSED, Philomena. Understanding everyday racism: interdisciplinary theory. London: Sage, 1991.

FABATO, Fábio. As matriarcas da avenida: quatro grandes escolas que revolucionaram o maior show da Terra. Novaterra: Rio de Janeiro, 2018.

FARIA, Guilherme José Motta. As Escolas de Samba cantam sua negritude nos anos 1960: uma página em branco na historiografia sobre o movimento negro no Brasil. In: ___. Cultura, festas, carnavais e patrimônios negros. Niterói: Eduff, 2018.

_____, Guilherme José Motta. As escolas de samba do Rio de Janeiro nos anos 60 e as narrativas sobre a história do negro na avenida. Revista Faces da História, Assis-SP, v.3, nº 2, p. 75 – 97, jul.-dez., 2016.

_____, Guilherme José Motta. O G.R.E.S Acadêmicos do Salgueiro e as representações do negro nos desfiles das escolas de Samba nos anos 1960. 292 f. Programa de Pós-graduação em História. Tese (Doutorado). Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Departamento de História, 2014.

_____, Guilherme José Motta. Os Acadêmicos do Salgueiro: uma academia de samba no bairro da Tijuca. Revista Interdisciplinar UVA. Rio de Janeiro, 2013. Ano IV, n.8, 40 – 56.

FERNANDES, Nélson da Nóbrega. Escolas de Samba: sujeitos celebrantes e objetos celebrado. Rio de Janeiro: Secretaria das Culturas, Departamento de Documentação e Informação Cultural, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2001.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. 3.ed. Campinas, SP: Papirus. 1995.

GARCIA, Adriano de Macedo. Os negros e suas representações nos enredos das escolas de samba através do Jornal do Brasil (1959 -1969). 69 f. Monografia. Especialização em História e Cultura Afrodescendente. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de História, 2016.

GUARAL, Guilherme. Nem melhor nem pior: Os Acadêmicos do Salgueiro e a história dos negros nos desfiles dos anos de 1960. Rio de Janeiro: Muitifoco, 2015.

Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 19 ed. Rio de

LOPEDOTE, Maria de Lourdes; KOVALSKI, Josoel. A literatura e a imagem afro-brasileira. Cadernos PPE, Volume I, Secretaria da Educação do Paraná pp. 2 -18.

MEIHY, José Carlos Sebe B.; RIBEIRO, Suzana, L. Salgado. Guia prático de história oral para empresas, universidades, comunidades e famílias. São Paulo: Contexto, 2011.

NEGRÃO, Esmeralda. Preconceitos e discriminações raciais em livros didáticos. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n.63, p. 52 – 65, maio 1988.

OLIVA, Anderson Ribeiro. Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a identidade e o ensino de História da África nas escolas brasileiras. Revista História Hoje, v. 1, nº 1, p. 29 – 44. 2012.

OLIVEIRA, José Luiz. Pequena história do carnaval carioca: de suas origens aos dias atuais. Revista Encontro, Ano 2010, nº 18, 1 semestre de 2012.

ORLANDI, E. P.; GUIMARÃES, E.; TARALLO, F. Vozes e contrastes: Discurso na Cidade e no Campo. São Paulo: Cortez, 1989.

PINTO, Regina. A representação do negro em livros didáticos de leitura. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, nº 63, p 88 – 92, nov. 1987.

ROSEMBERG, Fúlvia; BAZILLI, Chirley; Silva Paulo Vinícius Baptista. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão de literatura. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n.1, p. 125 – 146. Jan/junho. 2003.

ROSOLEM, Leila Fátima de Sales; GUERRA, Nestor José. Ensino de história e cultura afro-brasileira para a formação da identidade na educação infantil. Revista Interação, Ano VIII, n° 2, 2º semestre de 2013.

SOUZA, Marina de Mello E. África e Brasil Africano. 2ª.ed. São Paulo: Ática, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: