AS NOVAS TECNOLOGIAS E A PERDA DA IDENTIDADE: uma análise discursiva da música “Carmen” de Stromae

Andrik Barbosa Risso, Sérgio Arruda de Moura

Resumo


A presença das novas tecnologias no quotidiano da sociedade surge em meados dos anos 1990 e desde então, não cessou de se desenvolver. Por conseguinte, a internet se tornou um dos meios de comunicação mais utilizados, levando em consideração que a maioria das pessoas possuem hoje, nas palmas das mãos, acesso às redes digitais. Nesta perspectiva, observa-se que o uso exacerbado destas ferramentas implica em uma série de questões. Este trabalho pretende analisar, primeiramente, os efeitos da cibercultura sobre a identidade. Em seguida, observar a influência das redes sociais digitais por meio do ciberespaço, o que acaba refletindo em atitudes no mundo real, como por exemplo, o consumismo e o isolamento social. Enfim, para melhor ilustrar o tema, será feita uma análise do discurso de uma das músicas do cantor belga Stromae, que traz uma crítica importante para a sociedade e que alerta sobre o uso irresponsável destas novas tecnologias.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Trad. J.J. Moura Ramos. Lisboa: Presença/Martins Fontes, 1974. (Título Original, 1970.)

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

________ . Tempos líquidos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BIZET, Georges. In: STROMAE. Carmen. Bruxelas: Mosaert, 2015.

JAKOBSON, R. Linguística e Poética. In: _____. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1970. (título original, 1960.)

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

MARTINO, Luis Mauro Sa. Teorias das mídia Digitais. Linguagens, ambientes e redes. Petropólis, Vozes: 2014.

MUSSALIM, F. Análise do Discurso. In: MUSSALIM, F. e BENTES, A. C. (Orgs.) Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. 8º ed. – São Paulo: Cortez, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: