REFLEXÕES FILOSÓFICAS SOBRE O POSICIONAMENTO CRISTÃO ACERCA DA PARTICIPAÇÃO EM GUERRAS: ATIVISMO, PACIFISMO E SELETIVISMO

Magno Lessa do Espírito Santo, Paulo Jonas dos Santos Júnior, Daniela de Paula Hungria dos Santos, Clodoaldo Sanches Fófano

Resumo


Ao longo da história humana há relatos de inúmeras guerras, das quais, em diversas, houve diretamente a participação de cristãos em suas batalhas. Ademais, a própria bíblia, principalmente os textos veterotestamentários, relatam constantes guerras realizadas pelo povo de Israel, com o intuito de defender a sua pátria e, de igual modo, conquistar outros povos, assim como foi o caso da invasão de Jericó liderada por Josué. Outrossim, nos dias atuais é constante a presença de cristãos em serviços militares e de segurança pública. Dessa forma, o presente artigo busca refletir acerca das questões éticas e filosóficas que envolvem este polêmico assunto.


Texto completo:

PDF PDF

Referências


GEISLER, Norman L. Ética Cristã: opções e questões contemporâneas. 2 ed. São Paulo: Vida Nova, 2010.

HOLMES, Arthur F. Critérios para Guerra Justa. In: HENRY, Carl (org.). Dicionário de Ética Cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2007.

LEWIS, C.S. O peso de glória. São Paulo: Vida, 2008.

MATOS, Alderi Souza de. Atitudes dos Cristãos em Relação à Guerra no Decorrer da História. Disponível em: http://www.mackenzie.br/7143.html. Acesso em: 08 de Abril de 2015.

PALLISTER, Alan. Ética Cristã Hoje: Vivendo um cristianismo coerente em uma sociedade em mudança rápida. São Paulo: Shedd Publicações, 2005.

REIFLER, Hans Ulrich. A ética dos dez Mandamentos: um modelo de ética para nossos dias. São Paulo: Vida Nova, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: