AGONIZA NO BRASIL O ENSINO DO LATIM.

Dulce Helena Pontes Ribeiro

Resumo


Reflete-se sobre a influência do ensino de latim no curso de Letras com vista a um melhor entendimento das irregularidades da língua portuguesa, à ampliação vocabular, a maior embasamento da etimologia do léxico português e ao desenvolvimento do intelecto. Objetiva-se não só evidenciar a necessidade de se desmistificar o latim como língua morta, sublinhando a sua inserção em várias áreas do conhecimento, como também sugerir o referencial teórico ora utilizado a leitores interessados pelo tema. Comenta-se sobre a rejeição recorrente de muitos a esse estudo em razão de uma metodologia de ensino arcaica e descontextualizada. Conclui-se o quão é fundamental o ensino do latim para muitos fins: crescimento intelectual; domínio lexical; melhor entendimento das línguas neolatinas nos seus aspectos histórico, cultural, literário, humanístico e morfossemântico.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática latina. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 1985.

DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1973.

FONSECA, Rívia Silveira; PIO, Thaíse Bastos.Latim: língua morta? Quem matou?. Aula 1. In Latim genérico. V. 1. Rio de Janeiro: Cederj, s/d.

FURLAN, Mauri. Quem traduzirá a literatura latina no Brasil. Santa Catarina: II Simpósio do grupo de Pesquisa Literatura Traduzida, 2005.

______; COELHO, Fernando. Língua Latina I. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2009.

MOUNIN, Georges. Os problemas teóricos da tradução. Tradução: Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Cultrix, 1975.

GIORDANI, Mário Curtis. História de Roma. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1968.

LUNA NETO. Francisco Moreira. A importância de estudar o latim para o aprendizado da sintaxe da língua portuguesa pelos discentes de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC-BA. In Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Rio de Janeiro: Cifefil, 2008.

PITA, Luiz Fernando Dias. Latim e esperanto, via Internet. Rio de Janeiro: Unigranrio/UCB, 2002.

UFSC. De língua latina Disponível em http://latim.paginas.ufsc.br/files/2012/06/De-Lingua-Latina.pdf. Acesso em 13/10/2015.

USP. Breve genealogia da língua latina. Disponível em http://www.usp.br/iac/pic/Aula%202%20-latim.pdf. Acesso em 13/10/2105.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: