ELABORAÇÃO DO BALANCED SCORECARD DE UMA LOJA DE VESTUÁRIO FEMININO LOCALIZADA NA ZONA DA MATA MINEIRA

Lucas Capita Quarto, Sônia Maria da Fonseca Souza, Glerinalva Delicéria de Sousa, Monica de Paula Siqueira, Vyvian França Souza Gomes Muniz

Resumo


O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que permite aos gestores de uma organização o conhecimento necessário para que as organizações alcancem a excelência em seu mercado atuante por meio dos indicadores internos, clientes, financeiros e aprendizado e crescimento. Esta pesquisa de caráter qualitativo e descritivo tem como objetivo elaborar o Balanced Scorecard de uma loja de vestuário feminino localizada na Zona da Mata Mineira. Por meio deste estudo, observou-se que a empresa apresenta pontos que precisam de melhorias e que a competitividade é um fator predominante neste seguimento. As organizações que mais investem no desenvolvimento de suas tomadas de decisão tendem a obter um maior êxito em suas ações. A pesquisa possui grande relevância no que diz respeito ao conhecimento da imprescindibilidade de analisar os fatores existentes em uma organização, compreendendo a sua relação com sua estrutura interna e com o mercado o qual ela está inserida.



Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, B. A. S.; SILVA, A. L. G. Análise da utilização do planejamento estratégico como vantagem competitiva no mercado: um estudo de caso nas empresas do polo de confecções de Caruaru por meio de Balanced Scorecard. ENEGEP, João Pessoa, Brasil, out. 2016.

ARAUJO, G. F.; SILVA, A. B. Aplicação do planejamento estratégico a partir da análise SWOT: um estudo de casa em uma empresa farmacêutica em Natal/RN. ENEGEO, João Pessoa, Brasil, out. 2016.

CANTIDIO, S. Engenheiro de Desenvolvimento de produto e processos, melhorias de Produtividade, Ferramentas da Qualidade e Produção Enxuta, 2009.Dísonível em: < https://sandrocan.wordpress.com/tag/ciclopdca> 2009. Acesso em 09 de Março de 2018.

CARVALHO, C. P.; SENNA, N. N. B. Planejamento estratégico: estudo de caso no mercado de farmácia de manipulação. ENEGEP, Fortaleza, out. 2015.

CARVALHO, F. Práticas de Planejamento Estratégico e sua aplicação em organizações do terceiro setor. Dissertação (Mestrado em Administração) – Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

CASTRO, B. D.; TAVARES, M. N. R. Proposta de indicadores de desempenho utilizando o Balanced Scorecard: o caso de uma academia de ginástica. ENEGEP, João Pessoa, out. 2016.

FREIRE, S. S. Proposta de elaboração do balanced scorecard no banco geração futuro de investimentos. 2008. 75 f. Monografia (Especialização) - Curso de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

KÁLLAS, D. Balanced Scorecard: Aplicação e impactos. Um estudo com jogos de empresas. Dissertação (Mestrado em Administração) – Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo,2003.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Tradução: Luiz Euclydes Trindade Frazão Filho. 21. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. (1993). Princípios de marketing. Rio de Janeiro, Prentice-Hall do Brasil.

MACÊDO, S. A. S. Planejamento e gestão estratégica: um estudo sobre adoção e práticas em indústrias do Rio Grande do Norte. Dissertação (Mestrado em área de concentração Estratégias e Competitividade) – Programa em pós-graduação em administração, Universidade Potiguar, Natal, 2010.

POVOA, B. B.; PINHEIRO, R. R. S.; BIANCHI, R. F. O balanced scorecard como ferramenta de planejamento estratégico aplicado à área de logística inbound de uma empresa de grande porte no setor de papel e celulose. ENEGEP, Salvador, out. 2013.

SOARES, C. R. D. Desenvolvimento de uma sistemática de elaboração do balanced scorecard para pequenas empresas. 2001. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

TERENCE, A. C. F. Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: Desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Departamento de Engenharia de Produção, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: