A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO PLANEJAMENTO ESCOLAR

Giani Fernandes Ferreira

Resumo


A presente pesquisa tematiza o papel da gestão democrática nas atividades de planejamento escolar. O objetivo principal é analisar, mediante revisão de literatura, a importância desta perspectiva gerencial no contexto pedagógico durante as práticas de planejamento das ações a serem desempenhadas. De início, contextualiza-se o processo de gestão democrática enquanto condição para a qualidade educacional. Em seguida, apontam-se os tipos de planejamento com suas respectivas vantagens para as atividades pedagógicas. Por fim, investigam-se as contribuições e os desafios do viés democrático no contexto de planejamento das ações na escola. Como resultados, verificou-se que as principais contribuições residem na efetividade da participação coletiva, tanto da comunidade acadêmica, quanto das pessoas externas à escola, porém também envolvidas pelo processo educacional. Diagnosticou-se, ainda, os principais desafios a serem enfrentados pelo viés democrático na gestão do planejamento escolar, como a conciliação de opiniões e sugestões divergentes. Todavia, conclui-se que será justamente a ação gestora democraticamente engajada que saberá reconhecer o papel substancial de cada sujeito, espaço e segmento social envolvido no processo educativo.

 

Palavras-chave: Gestão Democrática. Planejamento. Educação. Qualidade Educacional.


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