O “PROBLEMA” DE PESQUISA: considerações a partir da leitura dos manuais de iniciação ao ofício de pesquisador em educação

Tânia Cristina da C Gregório

Resumo


Resumo:

Pretende-se neste texto apresentar considerações a respeito do “problema” de pesquisa. Para tanto, serão abordadas as relações contextuais entre seu significado e a produção do conhecimento, a partir de bases epistemológicas e das orientações expressas nos manuais de iniciação/orientação ao ofício de pesquisador. A questão do “problema” na investigação científica será localizada sob dois aspectos conceituais: a partir do ponto de vista da epistemologia bachelardiana e nas orientações contidas nos manuais de Metodologia da Pesquisa.  Fundamentando-se nestas literaturas, será apresentada uma análise da abordagem do “problema de pesquisa”, de onde emerge a constatação de significativo distanciamento entre as orientações contidas nos manuais analisados e os argumentos epistemológicos bachelardianos acerca da investigação científica e da formulação do problema de pesquisa.

 

Palavras-chave: Epistemologia bachelardiana. Investigação científica. Produção de conhecimento em educação


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