A CONTABILIDADE E A PRESTAÇÃO DE CONTAS NO TERCEIRO SETOR: Estudo de Caso em uma Organização Religiosa Católica.

Diane Doneda de Oliveira, Christiani Oliveira Faria, Jesuina Figueira Cezar, Dinalva Doneda de Oliveira Boechat

Resumo


Este artigo propõe um estudo dos principais tópicos da contabilidade relacionados à prestação de contas das Organizações do Terceiro Setor, focando as Organizações Religiosas, especificamente a Católica Apostólica Romana. Os objetivos traçados são: apresentar a importância da informação contábil no processo de gestão e de prestação de contas nas Organizações Religiosas; identificar os controles e gestão utilizados em uma Paróquia; apresentar alguns conceitos e formas contábeis para que haja, cada vez mais, transparência na prestação de contas da igreja. Classifica-se esta pesquisa quanto aos objetivos como exploratória e quanto à sua natureza como qualitativa, seu delineamento se deu através de um estudo de caso. Abordou-se a posição da contabilidade na administração da igreja. Demonstrou-se através de um questionário enviado a uma paróquia do município de Itaperuna-RJ, o tipo de gestão utilizado.

Palavras chave: Organizações da Sociedade Civil. Entidades sem fins lucrativos. Igrejas.

 


Texto completo:

PDF PDF

Referências


Referencias

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Edição administrativa atualizada em julho de 2002. 2002. 427p.

CERIS, Centro de Estatística e Investigações Sociais; CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Campus 2000.

Código de Ética e Padrões da Prática Profissional. Disponível em: . Acesso em:

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Disponível em: Acesso em: 02 set. de 2017.

FARIA, Juliano Almeida de; REGO, André Lourenço da Silva. Transferência nas Entidades Religiosas: Um Estudo de Caso sobre a Aplicação de Fatores que Contribuem para a Transparência Financeira na Paróquia Senhor do Bonfim. Revista de Teologia e Ciência da Religião. v. 4, n. 1, p. 267-299, dez. 2014.

Formação e Função da Equipe de Pastoral do Dízimo. Disponível em: . Acesso em: 26 de set. de 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIMENES, Éder Rodrigo. Transparência na Prestação de Contas por organizações do Terceiro Setor. Revista Urutaguá – acadêmica multidisciplinar. DCS/UEM, v.4, n.1, p. 130-140, dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 26 de set. de 2017.

MONELLO, Sergio Roberto. A Organização Religiosa, Seu Estatuto e Suas Obrigações Legais. [Entre 2010 e 2017a]. Disponível em: Acesso em: 18 de set. de 2017.

MONELLO, Sergio Roberto. Organizações Religiosas e o Código Civil Brasileiro. [Entre 2010 e 2017b]. Disponível em: . Acesso em: 18 de set. de 2017.

MOURA, Breno Miller Vieira de; CARVALHO, Fernanda Alves Vieira de; FERREIRA, Julio Cesar; MORAES, Kenya Tatiana Frade; ARANDA, Luisa de Almeida Cunha Ferreira. A contabilidade e o Terceiro Setor: Contribuições para uma gestão mais eficiente. Artigo (Curso de Ciências Contábeis). Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

NEVES, Mauricio. O Perigo da Duplicidade da Receitas nas Instituições Religiosas. Disponível em: . Acesso em: 03 de out. de 2017.

Pastoral do Dízimo. Disponível em:. Acesso em: 03 de out. de 2017.

PORTULHAK, Henrique; DELAY, Albino João; PACHECO, Vicente. Prestação de Contas por Entidades do Terceiro Setor e Seus Impactos na Obtenção de Recursos: Um Olhar Sobre o Comportamento dos Doadores Individuais. Revista Pensar Contábil. Rio de Janeiro, v.17, n.64, p. 39-47, set./dez. 2015.

SILVA, Carlos Eduardo Guerra. Gestão, Legislação e Fontes de Recursos no Terceiro Setor Brasileiro: uma perspectiva Histórica. Revista Administração Pública. Rio de Janeiro, p.1302-1305. Disponível em: . Acesso em: 03 de out. de 2017.

SILVA, Edilaine Bernardes da. A Contabilidade como Instrumento de Gestão e Controle em uma Organização Religiosa do Terceiro Setor. Programa de Pós-Graduação (Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Contabilidade). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Indexadores: