RADIOLOGIA

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

O Técnico em Radiologia é o profissional preparado para operar aparelhos radiográficos dos mais variados tipos. Sua principal atuação é dentro da área de saúde, na parte de exames auxiliando a elaboração de diagnósticos de pacientes. Além dessa atuação em área de saúde, esse profissional também pode atuar com radiologia industrial.

As competências adquiridas durante o curso se referem à utilização correta e segura dos equipamentos, juntamente à produção de boas imagens, adequadas à necessidade do trabalho. Então, a formação completa do Técnico em Radiologia engloba a parte prática, teórica e conhecimentos complementares.

O curso envolve, além da área de operação técnica, aulas de anatomia, psicologia, e empreendedorismo. Na parte técnica estão o manuseio de equipamentos, das substâncias utilizadas nos procedimentos radiológicos, as normas de segurança com relação ao seu uso e a qualidade na produção de diagnósticos. No curso da Fundação São José os alunos poderão realizar estágio em instituições de saúde, sendo que a Fundação São José é conveniada com o Hospital São José do Avaí para a realização de estágios.

REQUISITO DE ACESSO

• Ter concluído o Ensino Médio

• Tenha 18 anos completos até a data de início das aulas.

• Apresentar documentação necessária para a efetivação da matrícula, de acordo com as normas regimentais e legais.

REGIME DE FUNCIONAMENTO

O Curso Técnico em Radiologia, respeitada a carga horária mínima estabelecida poderá ser oferecido em 01(um) ano e 6 (seis) meses podendo atingir período máximo de 01(um) ano e 8 (oito) meses, nos períodos diurno, vesperal e noturno, ao longo de toda a semana, da 2ª feira ao sábado, e se necessário aos domingos, visando atender a demanda apresentada pelos candidatos.

O Curso será organizado em, no máximo, três módulos semestrais a partir de uma carga horária, a saber:

a)1200horas de ensino com base na proposta curricular

b) 400horas de Estágio Supervisionado

c)1600horas de Curso.

ESTÁGIO

O Estágio Supervisionado é componente curricular do Curso e atenderá a legislação vigente. Poderá ser oferecido em caráter: obrigatório e não-obrigatório.

a)ESTÁGIO OBRIGATÓRIO é aquele que faz parte da carga horária do curso definido como tal no Plano de Estágio a ser definido pala Coordenação do Curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma;

b)ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO é aquele que não faz parte da carga horária regular do curso mas que pode ser acrescida à carga horária do Curso na condição de Atividade de Enriquecimento Curricular, sendo de caráter de atividade opcional.

A Escola de Aplicação da Fundação Educacional e Cultural São José mantém convênio com o Hospital São José do Avaí e com a Prefeitura Municipal de Itaperuna/Secretaria Municipal de Saúde para facultar ao discente o cumprimento da carga obrigatória do Estágio Curricular.