ANÁLISES CLÍNICAS

CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

PARECER Nº 001-NOF- 02043017/SEEDUC/DICA/2017 de 07/11/2017

PROCESSO Nº E-03/003/561/2014

O Técnico em Análises Clínicas é um profissional importante na parte de diagnóstico de doenças. Sua função principal é atuar em diversas atividades laboratoriais para a detecção de doenças nos pacientes, incluindo parasitologia, biologia, biologia molecular, imunologia, urinálise, hematologia, bioquímica e microbiologia médica.

Seu campo profissional está em laboratórios, hospitais e clínicas. O trabalho desse técnico consiste em coletar e analisar material biológico. Para essa finalidade, ele precisa conhecer os procedimentos, o manuseio dos equipamentos e manter os padrões de qualidade, segurança e higiene para a realização do diagnóstico.

No Curso Técnico em Análises Clínicas da Fundação São José, o aluno aprenderá um vasto conteúdo que o deixará preparado para atuar nesse campo. As aulas incluem os mais variados conhecimentos, como hematologia, citologia, biologia celular e parasitologia. Todo o conteúdo conta com muitas aulas laboratoriais, possibilitando ao aluno visualizar na prática o conhecimento adquirido nas salas de aula.

Outras práticas, como empreendedorismo, redação técnica e segurança fazem parte do conteúdo. Os alunos também contam com estágio supervisionado durante o curso.

O Curso destaca os valores ético-profissionais que orientam a atuação do Técnico em Análises Clínicas no mundo do trabalho. Tais valores correspondem a uma estética da sensibilidade, a uma política de igualdade e a uma ética da identidade, que, integrados, obedecem aos princípios da laboralidade, da flexibilidade, da interdisciplinaridade, da contextualização, da identidade profissional e da atualização permanente e da autonomia da escola.

REQUISITO DE ACESSO

SUBSEQUENTE – Ter concluído o Ensino Médio

REGIME DE FUNCIONAMENTO

O Curso Técnico em Análises Clínicas, respeitada a carga horária mínima estabelecida poderá ser oferecido em 01(um) ano e 6 (seis) meses podendo atingir período máximo de 01(um) ano e 8 (oito) meses, nos períodos diurno, vesperal e noturno, ao longo de toda a semana, da 2ª feira ao sábado, e se necessário aos domingos, visando atender a demanda apresentada pelos candidatos.

O Curso será organizado em, no máximo, três módulos semestrais a partir de uma carga horária, a saber:

a) 1200horas de ensino com base na proposta curricular

b) 200horas de Estágio Supervisionado

c) 1400horas de Curso.

ESTÁGIO

O Estágio Supervisionado é componente curricular do Curso e atenderá a legislação vigente. Poderá ser oferecido em caráter: obrigatório e não-obrigatório.

a) ESTÁGIO OBRIGATÓRIO é aquele que faz parte da carga horária do curso definido como tal no Plano de Estágio a ser definido pala Coordenação do Curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma;

b) ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO é aquele que não faz parte da carga horária regular do curso mas que pode ser acrescida à carga horária do Curso na condição de Atividade de Enriquecimento Curricular, sendo de caráter de atividade opcional.

A Escolas de Aplicação da Fundação Educacional e Cultural São José mantém convênio como HOSPITAL SÃO JOSÉ DO AVAÍ e Laboratórios de Análises Clínicas onde são realizados os Estágios Supervisionados obrigatório do Curso.