Você está em ESCOLA

Proposta Pedagógica

A ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL SÃO JOSÉ – EAP – há 28 anos vem oferecendo um ensino de qualidade em consonância com as novas propostas pedagógicas, que primam pelo ensino transformador, integral e dinâmico.
Para tanto, a Escola de Aplicação visa uma formação ética e cidadã promotora da autonomia e, assim, auxiliar o educando no processo intrínseco de construção da sua personalidade, formação permitindo-lhe refletir sobre a importância de conhecer-se para fazer, conviver e ser, em um século premiado pela mutação.
Nossa tradição nos permite alçar vôos mais altos e panorâmicos, seguros e objetivos, na certeza de que não estamos formando máquinas, mas seres sociais, culturais, humanos, contribuindo com a família, e em parceria com ela, convictos de que, apropriando da frase do sábio Charlie Chaplin: “mais do que máquinas, precisamos de humanidade”.

FINALIDADE DA NOSSA ESCOLA

A Escola de Aplicação tem como finalidade a educação inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, visando o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, e ainda:

a)Conduzir o aluno ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva;
b)O pluralismo e o confronto de ideias, a tolerância e a cooperação como valorizar meios de desenvolvimento de capacidades para a convivência integrada e não discriminatória.
c)Valorizar o ser humano, objetivando seu desenvolvimento bio-psico-social e cultural, respeitando e considerando as diferenças e as identidades pessoais e coletivas constituintes do seu contexto, proporcionando-lhe um processo de escolaridade que privilegie conhecimentos, habilidades e competências que lhes possibilitem aprender de forma significativa e agir criticamente na sociedade, instrumentalizando-o para o exercício da cidadania

FILOSOFIA EDUCACIONAL

Formar alunos com competências e habilidades capazes de se desenvolverem-se em seus aspectos emocionais, cognitivos e socioculturais, que lhes permitam prosseguir os estudos.
Objetiva-se formar o cidadão integral ético e moral, capaz de interferir e modificar de modo significativo o meio no qual se encontre, a partir da sua habilidade de interpretação critica, leitura e análise de informações e idéias por diferentes linguagens e que desenvolva hábitos adequados de estudo, individual e/ou em grupo.

MISSÃO

A Escola de Aplicação visa o desenvolvimento intelectual do discente, através da compreensão e apreensão do saber transmitido e ensinado, estimulando no educando a vontade de aprender, o espírito crítico e a competência de resolver e solucionar problemas, tornando o aluno apto para o exercício da cidadania e a participação no mercado de trabalho.

VISÃO

Busca conciliar humanismo e tecnologia; o conhecimento dos princípios científicos que presidem a produção moderna e o exercício da cidadania plena, a formação ética e a autonomia intelectual.

VALORES

Contribuir para a formação da personalidade dos educandos, proporcionando-lhes crescimento harmônico e pleno nos aspectos físico, emocional, intelectual, social e profissional, criando condições para que os educandos desenvolvam pensamento crítico e reflexivo, espírito investigativo, criatividade, atitude de solidariedade, senso estético, autonomia intelectual e capacidade de atuar em grupo.

Nossa sede está situada a Rua Major Porphírio Henriques, 41 – Centro – Itaperuna/RJ – CEP: 28300-000 – Telefone: (22) 3811 0700

Entre em contato conosco!Faça-nos uma visita! Conheça nossa Instituição!

Menu Title